Relationship between Motor Development and the Nutritional Status of Schools in a City of Vale dos Sinos Region, RS, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2021v23n4p327-333

Resumo

Abstract
This descriptive, quantitative, and cross-sectional study aimed at the relationship between motor development and the nutritional status of schoolchildren aged eight to ten years from the city of Novo Hamburgo. One hundred forty-five students (80 boys and 65 girls) participated in the study, duly enrolled in the municipal school system, and belonged to different schools and regions of the same municipality. The study instruments used were Ulrich's Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2) (2001), the Ministry of Health's food frequency questionnaire, and anthropometric assessments of weight, height, and body mass index (BMI). For data analysis, mean, dispersion measure, frequency and percentage were used. To compare the data, Student's t test was used with tabulation of primary data in the program SPSS 26.0. The results showed that there was no relationship between the nutritional status and motor development of those investigated. However, it was observed that there is a statistically significant difference regarding the time that students spend watching television. Thus, it is understood that the nutritional status is related to the prolonged use of screens, which leads to overweight and obesity and keeps students away from physical activities.

Keywords: Motor Skills. Nutritional Status. Child.

Resumo
O presente estudo descritivo, de caráter quantitativo e transversal, buscou a relação entre o desenvolvimento motor e o estado nutricional de escolares de oito a dez anos de idade, da cidade de Novo Hamburgo. Participaram do estudo 145 escolares (80 meninos e 65 meninas) matriculados na Rede Municipal de ensino que pertenciam a diferentes escolas e regiões do mesmo município. Como instrumentos de estudo foram utilizados o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2) de Ulrich (2001), o questionário de frequência alimentar do Ministério da Saúde e avaliações antropométricas de peso, estatura e o índice de massa corporal (IMC). Para análise dos dados, utilizou-se média, medida de dispersão, frequência e percentual. Para a comparação dos dados utilizou-se o teste estatístico t de Student com tabulação dos dados primários no programa SPSS 26.0. Os resultados apontaram que não houve relação entre o estado nutricional e o desenvolvimento motor dos investigados. Entretanto, observou-se que há diferença estatística significativa quanto ao tempo em que os escolares permanecem assistindo televisão. Desse modo, entende-se que o estado nutricional pode estar relacionado ao uso prolongado de tela, o que conduz ao sobrepeso e obesidade e afasta os escolares de atividades físicas.

Palavras-chave: Destreza Motora. Estado Nutricional. Criança.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Selbach, Universidade Feevale. RS, Brazil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale (2014). Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. 

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale. RS, Brazil.

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade, Crescimento Físico e Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Diego Matheus Schaab, Universidade Feevale. RS, Brazil.

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale (2018), é mestre (2020) e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma instituição. Pesquisa Qualidade de Vida e Inclusão, com o foco nos seguintes temas: aptidão física e qualidade de vida relacionada a saúde.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Stricto Sensu Graduate Program in Cultural Diversity and Social Inclusion. RS, Brazil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias desde 1998. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003 (foi coordenador no ciclo 2009/2011). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Feevale desde 2008 (foi coordenador no ciclo 2010/2016). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq ? Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais desde 2013. Avaliador Ad Hoc de 15 periódicos. Orientou 3 alunos de doutorado, 15 alunos de mestrado, 8 alunos de especialização/aperfeiçoamento, 56 alunos de graduação, 16 alunos de iniciação científica. Coorientou 1 aluna de mestrado e 2 alunas de doutorado. Publicou 48 artigos em periódicos no Brasil e exterior, 2 livros e 6 capítulos de livro nos últimos 5 anos. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale (ciclo 2019/2021). 

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

1.
Selbach R da S, Berlese DB, Schaab DM, Sanfelice GR. Relationship between Motor Development and the Nutritional Status of Schools in a City of Vale dos Sinos Region, RS, Brazil. J. Health Sci. [Internet]. 6º de dezembro de 2021 [citado 26º de abril de 2024];23(4):327-33. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/9577

Edição

Seção

Artigos