Impacto do pH e Tempo de Aplicação do Ácido Meta-Fosfórico na Longevidade da Interface Resina-Dentina

Autores

  • A F M Cardenas Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • F S F Siqueira Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • A Reis Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • M C Bandeca Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • V Hass Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • J C Gomes Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.
  • A D Loguercio Universidade Ceuma, Departamento de Pós-Graduação em Odontologia. MA, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Dentística Restauradora. PR, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Departamento de Dentística Restauradora. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p150

Resumo

Avaliar o efeito de diferentes pHs do ácido meta-fosfórico 40% (MPA) em comparação com o ácido ortofosfórico convencional 37% (OPA) em diferentes tempos de aplicação na longevidade da resistência da união (µTBS), nanoinfiltração (NL) e alterações químicas (ATR-FTIR) da superfície dentinária. Molares humanos (n84) foram distribuídos aleatoriamente em 12 condições experimentais de acordo com a combinação de variáveis: Ácido [ácido ortofosfórico 37% (OPA), ácido metafosfórico 40% (MPA) em pH 0,5, 1 e 2] e Tempo de Aplicação [7, 15 e 30s]. Os dentes foram restaurados e seccionados para se obter palitos de resina-dentina para µTBS e NL testados imediatamente ou após 6 meses de armazenamento em água. Para NL, 3 palitos de cada dente/período foram analisados. 21 dentes foram utilizados para as análises químicas (ATR-FTIR) de acordo com o tempo de aplicação vs. tempo de armazenamento. Os dados foram submetidos a ANOVA de três fatores e teste de Tukey (a0,05). MPA pH 0,5 mostrou µTBS semelhante ao OPA, independentemente do tempo de aplicação (p> 0,05). Foram observadas diminuições significativas na µTBS e aumentos de NL somente para OPA após 6 meses (p0,001). OPA proporcionou valores de NL estatisticamente mais elevados do que MPA (p 0,003). Em ATR-FTIR, dentina desmineralizada representou picos de brushite e fosfato octacálcico. Contudo, os resultados de MPA foram dependentes do pH/tempo de aplicação. O uso de MPA preservou a interface resina-dentina em um período de 6 meses apresentado a presença de brushite e fosfato octacálcico

Palavras-chave: Adesivos Dentinário. Resistência à Tração. Ácidos Fosfóricos.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Cardenas AFM, Siqueira FSF, Reis A, Bandeca MC, Hass V, Gomes JC, et al. Impacto do pH e Tempo de Aplicação do Ácido Meta-Fosfórico na Longevidade da Interface Resina-Dentina. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):150. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5885

Edição

Seção

Artigos