Efetividade de Protetores Oculares Usados com Fontes de Luz LED Convencional e Multi- Espectros

Autores

  • M P Rodrigues Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.
  • A B Vilela Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.
  • E R Rizo Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.
  • L B Ferreira Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.
  • R B Giannini Price Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.
  • C J Soares Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p140

Resumo

A alta irradiância e diferentes espectros de luz emitidos por fontes de luz podem causar danos oculares. Este estudo avaliou a capacidade de 15 filtros de proteção ocular em bloquear a luz azul e violeta de duas fontes de luz: convencional (HP-3M ESPE) e de largo espectro (Valo, Ultradent) utilizando sensor anterior do MARC-Patient Simulator (BlueLight Analytics inc.) A irradiância transmitida através dos filtros protetores foi mensurada em triplicata para cada filtro. Os valores médios da irradiância que passaram pelos filtros foram analisados usando Análise de variância fatorial (ANOVA) e teste de Tukey (a 0.05). O espetro emitido através dos filtros foi obtido. A interação entre os filtros protetores e fontes de luz influenciou significantemente a quantidade de luz transmitida (p<0,001). A quantidade de luz transmitida através dos protetores oculares quando usado o HP-3M ESPE foi significantemente maior quando comparado aos valores para o Valo, independentemente do filtro testado. Para HP-3M ESPE, os óculos de cor vermelha, permitiu significativamente maior passagem de luz, seguido por XL 3000, ORTUS, Google Professional, e pelo filtro Gnatus. O filtro do Valo e os óculos UVEX foram os mais eficientes para bloquear a luz violeta. Alguns filtros foram menos eficazes ao bloquear menores comprimentos de onde (<420 nm). No entanto, mesmo no pior cenário dos resultados deste estudo, os filtros foram capazes de bloquear ao menos 97% da irradiância emitida pelas fontes de luz testadas.

Palavras-chave: Filtros Protetores. Aparelhos Fotopolimerizadores. Danos Oculares.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Rodrigues MP, Vilela AB, Rizo ER, Ferreira LB, Giannini Price RB, Soares CJ. Efetividade de Protetores Oculares Usados com Fontes de Luz LED Convencional e Multi- Espectros. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):140. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5873

Edição

Seção

Artigos