Benefício da Resina Termicamente Modificada Sobre o Grau de Conversão Depende do Aparelho Fotoativador Empregado

Autores

  • L F Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo de Pesquisa de Biomateriais Odontológicos. RS, Brasil.
  • V Natal Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo de Pesquisa de Biomateriais Odontológicos. RS, Brasil.
  • R A Modena Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo de Pesquisa de Biomateriais Odontológicos. RS, Brasil.
  • L Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Núcleo de Pesquisa de Biomateriais Odontológicos. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p136

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar o efeito (a) da fonte de luz, (b) da temperatura da resina composta e (c) do número de incrementos sobre o grau de conversão (GC) de uma resina composta. Foram utilizadas duas fontes de luz (Valo e Radii) e duas temperaturas de teste (ambiente, 251oC e aquecida 681oC). GC (%) foi determinado por espectroscopia de infravermelho (FTIR/ ATR) na base de uma cavidade com 4mm de profundidade após a exposição da luz ao primeiro incremento (2mm) e repetida na mesma localização após a exposição ao segundo incremento (+2mm, totalizando 4mm). Os dados foram submetidos para análise de variância (GLM com medidas repetidas) e teste de Tukey (95%). Todos os fatores analisados exerceram influência significativa sobre GC. Considerando o primeiro incremento, o uso da resina aquecida produziu menor conversão (571) do que à temperatura ambiente (611) quando empregado o aparelho Valo. Ao contrário, o aquecimento promoveu maior GC quando empregado o aparelho Radii (592 > 442). A ativação do segundo incremento de resina elevou o GC na base da cavidade em todas situações. Após a ativação do segundo incremento, ficou evidente que o aquecimento da resina gerou benefício apenas quando empregado o aparelho Radii (Valo+ambiente 682 Valo+aquecida 651 Radii+ambiente 511 Radii+aquecida 662). Conclui-se que o aquecimento da resina composta pode ser uma maneira efetiva de elevar o grau de conversão, mas este benefício é dependente da fonte de luz empregada.

Palavras-chave: Resinas Compostas. Compósitos. Equipamentos Odontológicos.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Schneider LF, Natal V, Modena RA, Cavalcante L. Benefício da Resina Termicamente Modificada Sobre o Grau de Conversão Depende do Aparelho Fotoativador Empregado. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):136. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5869

Edição

Seção

Artigos