Energia de Micro-ondas para Controle de Micro-Organismos em Próteses Dentárias de Resina Acrílica: Revisão de Literatura

Autores

  • R C L Coelho Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J R B Clares Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V Nascimento Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • R R Regis Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L M S P Fiamengui Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • N S Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B A Garcia Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • K M F Pontes Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p249

Resumo

A irradiação por microondas vem sendo estudada como método alternativo de desinfecção e esterilização de prótese dentária. A literatura tem demonstrado ser um método eficaz, mas ainda não foram publicados estudos associando ação antimicrobiana com total ausência de prejuízos nas propriedades da resina acrílica. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura, verificando os protocolos de potência e tempo utilizados, com análises microbiológicas e de propriedades, como rugosidade superficial, microdureza, resistência flexural e estabilidade dimensional. Foi realizada uma pesquisa na base de dados Pubmed, utilizando os descritores “microwaves”, “disinfection” e “acrylic resins”, encontrando 47 títulos, destes foram incluídos artigos em inglês, sem limitação de tempo e que estivessem de acordo com o objetivo do trabalho e excluídos estudos de revisão de literatura, sendo, então, 25 artigos selecionados. Foi constatado que a potência 650W por 3 minutos inviabilizou totalmente o crescimento de diversos micro-organismos. Contudo, os estudos que avaliaram as propriedades físico-mecânicas apresentaram resultados bastante conflitantes, não revelando concordância com relação ao protocolo de potência e tempo. No entanto, a maioria demonstrou que as alterações encontradas eram clinicamente insignificantes. Diante desses achados, observa-se que ainda não existe um protocolo padrão estabelecido para utilização da energia de microondas na resina acrílica, garantindo a eficácia antimicrobiana, sem danos a peça protética.

Palavras-chave: Micro-ondas. Desinfecção. Resinas Acrílicas.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Coelho RCL, Clares JRB, Nascimento MV, Regis RR, Fiamengui LMSP, Rodrigues NS, et al. Energia de Micro-ondas para Controle de Micro-Organismos em Próteses Dentárias de Resina Acrílica: Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):249. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5812

Edição

Seção

Artigos