Materiais Utilizados para Capeamento Pulpar Direto: uma Revisão da Literatura

Autores

  • C M A Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L S Paiva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D V Oliveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B O Nobre Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • v p Feitosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p209

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades físico-químicas e biológicas dos principais materiais indicados para capeamento pulpar direto. Revisou-se a literatura, nos bancos de dados Pubmed, Scopus e Scielo, entre 2007 e 2017, buscando artigos em português e em inglês, utilizando os descritores combinados: “Dental Pulp Capping”, “Biocompatible Materials” e “Calcium Hydroxide” como estratégia de busca. Foram obtidos 55 artigos em que 21 estavam em repetição e foram excluídos, dos demais 6 eram revisão de literatura, 3 eram ensaios clínicos e 25 estudos laboratoriais. Através de uma leitura crítica dos títulos e dos resumos, foram selecionados 10 artigos segundo sua relevância para o estudo. Os materiais mais relatados foram o hidróxido de cálcio, o agregado trióxido mineral (MTA) e o silicato tricálcio (biodentine®). O primeiro contém propriedades antibacterianas e biocompatibilidade, entretanto possui a sua alta solubilidade como desvantagem. O segundo apresenta resultados mais previsíveis que o primeiro na formação da barreira dentinária, melhor biocompatibilidade e boa capacidade seladora. O terceiro mostra maior formação de dentina terciária, promovendo um bom selamento marginal e mostra a menor solubilidade entre eles. Assim, os materiais MTA e biodentine mostram-se materiais viáveis ao tradicional hidróxido de cálcio.

Palavras-chave: Dental Pulp Capping. Biocompatible Materials. Calcium Hydroxide.

 

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Silva CMA, Paiva LS, Oliveira DV, Nobre BO, Mendes TAD, Feitosa v p. Materiais Utilizados para Capeamento Pulpar Direto: uma Revisão da Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):209. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5808

Edição

Seção

Artigos