Análise do Biofilme Sobre Selantes Resinosos e Ionoméricos com Adição de Clorexidina Por Meio de Microscopia Confocal de Varredura Laser

Autores

  • P H A G P Vieira Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • E M A Sales Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • S F F Guedes Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M M A Frota Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M M R Lima Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B G Neves Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D S C M Castelo-Branco Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L K A Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Microbiologia Médica; e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p239

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar in vitro o padrão do biofilme formado sobre um selante resinoso (SR) e selante ionomérico quimicamente ativado (SI) incorporados com digluconato de clorexidina (DC) a 0,5% e sobre o esmalte dentário adjacente a esses materiais, através de microscopia confocal de varredura a laser (MCVL). Blocos de esmalte dentário bovino (8x8x4 mm) foram restaurados, de acordo com os grupos: SR (Bioseal®), SRDC (Bioseal® + 0,5% de DC), SI (Riva Protect ®) e SIDC (Riva Protect ® + 0,5% de DC). Para a indução de cárie em esmalte, utilizou-se um modelo microbiológico de formação de biofilme de S. mutans UA 159 durante cinco dias, sendo três blocos de cada grupo para cada triplicata experimental. Após 5 dias de incubação, o biofilme foi avaliado através de MCVL. Os parâmetros avaliados do biofilme foram biomassa total, espessura média, espessura média total, coeficiente de homogeneidade e relação superfície/volume para células vivas. Os dados foram analisados utilizando Teste t pareado, com nível de significância em 5% (SigmaStat 3.5). Quando comparado o biofilme formado sobre o esmalte dentário adjacente e sobre o selante, todos os parâmetros avaliados foram estatisticamente significantes para o grupo SR, no grupo SI nenhuma diferença foi observada, já para os grupos SRDC e SIDC somente a relação área/volume foi significante. Os selantes resinosos apresentaram um maior efeito antibiofilme, no entanto a incorporação de DC promoveu dispersão em selantes resinosos e ionoméricos.

Palavras-chave: Biofilmes. Clorexidina. Selantes de Fóssulas e Fissuras.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Vieira PHAGP, Sales EMA, Guedes SFF, Frota MMA, Lima MMR, Neves BG, et al. Análise do Biofilme Sobre Selantes Resinosos e Ionoméricos com Adição de Clorexidina Por Meio de Microscopia Confocal de Varredura Laser. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):239. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5797

Edição

Seção

Artigos