Novos Cimentos Reparadores em Endodontia: uma Revisão De Literatura.

Autores

  • T C Diniz Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • K K P Faustino Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • A C M Fiallos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • A P M Ramos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • L M Sassone Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • L A R Valadas Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • B C Vasconcelos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • N M Fiallos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p183

Resumo

O presente estudo teve por objetivo realizar uma Revisão de Literatura acerca dos materiais reparadores disponíveis no mercado indicados para o tratamento de perfurações, obturações retrógradas em cirurgias paraendodônticas, apicificações e apicigenêses,    e mais recentemente em tampões cervicais em revascularizações sendo algumas das principais características esperadas desses materiais biocompatibilidade, bioatividade e boa capacidade seladora. Para isto, realizou-se uma busca no banco de dados MEDLINE, no período de 2011 a 2017, em língua inglesa, pesquisando os descritores: “Root repair material”, “Root end-filling”, “cytotoxicity”, “biocompatibility”, “bioactivity” e “sealing”. Foram encontrados 61 artigos e selecionados 42, sendo utilizados como critérios de inclusão trabalhos clínicos e laboratoriais in vivo e in vitro. Na maioria dos trabalhos, cimentos reparadores como ProRoot MTA, MTA-Angelus, Endosequence Root Repair Material, Biodentine e Bioaggregate apresentaram biocompatibilidade semelhante, oferecendo menor citotoxicidade quando comparados com outros cimentos disponíveis no mercado. Quanto à bioatividade, os materiais apresentam resultados muito próximos. A maioria dos trabalhos confirmou a maior capacidade seladora de cimentos à base de MTA e silicato tricálcico, sendo o Biodentine o que apresentou os melhores resultados. Diante do exposto fica evidente a qualidade e similaridade dos materiais, cabendo ao cirurgião-dentista a opção pelo material com o qual melhor adaptar-se.

Palavras-chave: Endodontia. Reabsorção Radicular. Doença Iatrogênica.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Diniz TC, Faustino KKP, Fiallos ACM, Ramos APM, Sassone LM, Valadas LAR, et al. Novos Cimentos Reparadores em Endodontia: uma Revisão De Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):183. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5741

Edição

Seção

Artigos