Influência das Partículas de Carga na Sorção, Solubilidade, Adesão e Micropermeabilidade de Sistemas Adesivos Universais

Autores

  • V G Araújo Neto Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • C F A Nobre Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • D M De Paula Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • M M Moreira Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • A D Loguercio Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • A Reis Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • V P Feitosa Centro Universitário Católica de Quixadá. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p123

Resumo

O objetivo foi avaliar sorção, solubilidade, micropermeabilidade e a resistência de união de um adesivo universal comercial contendo ou não partículas de carga. O adesivo Ambar Universal (FGM) foi usado como convencional (C) ou autocondicionante (A) diferenciando-se apenas na presença (CC e AC) ou não (CS e AS) de partículas de carga. Doze terceiros molares (n3) foram restaurados com rodamina-B no adesivo e foi infiltrada fluoresceína para avaliação da micropermeabilidade por microscopia confocal. Outros vinte e quatro terceiros molares (n6) foram restaurados e cortados em palitos de resina-dentina (1 mm2) para avaliar a resistência de união à microtração (μTBS) após 24h de armazenagem em água. Sorção e solubilidade foram testadas em discos dos adesivos (ISO 4049). Os resultados foram analisados com ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). A análise estatística revelou maior sorção de água do adesivo com carga em relação ao sem carga. Maior micropermeabilidade foi observada na interface adesivo- dentina do autocondicionante com carga e os outros apresentaram pouca micropermeabilidade. Independente da presença de carga, os adesivos autocondicionantes apresentaram maior μTBS que os convencionais (p<0,05). Em conclusão, a presença de partículas de carga no adesivo universal leva a maior sorção de água e a maior micropermeabilidade da interface em comparação ao mesmo adesivo sem carga.

Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Dentina. Microscopia Confocal.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Araújo Neto VG, Nobre CFA, De Paula DM, Moreira MM, Loguercio AD, Reis A, et al. Influência das Partículas de Carga na Sorção, Solubilidade, Adesão e Micropermeabilidade de Sistemas Adesivos Universais. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):123. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5715

Edição

Seção

Artigos