Avaliação de Propriedades Físicas de Dentes Bovinos Clareados com Agentes Clareadores Dopados com Fosfatos de Cálcio

Autores

  • A B Correr Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • I Martin Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • G Abuna Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • M V Bertolo Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • L Correr-Sobrinho Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • S Sauro Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • M A C Sinhoreti Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p164

Resumo

O objetivo foi avaliar as propriedades físicas de dentes bovinos clareados com agentes clareadores modificados por fosfatos de cálcio. Foram avaliados quatro grupos (n10): peróxido de hidrogênio 35% (Whitening HP, FGM) sem adição de fosfato (controle), com adição de 10% de hidroxiapatita (HAP), 10% de fosfato de cálcio amorfo (ACP) ou 5% de monocálcio fosfato + 5% de þTCP (MACP-TCP). Inicialmente foram avaliadas a dureza Knoop (100g por 5 s), rugosidade média (Ra) e a cor (OE) de quarenta incisivos bovinos (n10). Os dentes foram clareados com os agentes clareadores, armazenados em saliva artificial e novas medidas de dureza, rugosidade e cor foram realizadas 24 h e 7 dias após o clareamento. A permeabilidade do esmalte após o clareamento foi avaliada em microscopia confocal de varredura a laser. Os dados foram avaliados por ANOVA de medidas repetidas e teste     de Tukey (a5%). Após 24 h houve significativamente menor redução de dureza para HAP e MCP+TCP comparado ao controle. Após 7 dias os grupos com fosfato apresentaram significativamente menor redução de dureza que o controle. A cor dos dentes não foi significativamente influenciada pelo tipo de clareador. A rugosidade de HAP e ACP em 24 h foi significativamente maior que do controle, mas após 7 dias não houve diferença entre os grupos. A maior permeabilidade do esmalte foi do controle e a menor permeabilidade do MCP+TCP. Os agentes clareadores dopados com fosfatos de cálcio não inferiram na cor e na rugosidade do esmalte após o clareamento, mas possibilitaram menor redução da dureza e menor permeabilidade do esmalte.

Palavras-chave: Clareamento Dental. Remineralizacã,  o Dentária. Propriedades Físicas e Químicas.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Correr AB, Martin I, Abuna G, Bertolo MV, Correr-Sobrinho L, Feitosa VP, et al. Avaliação de Propriedades Físicas de Dentes Bovinos Clareados com Agentes Clareadores Dopados com Fosfatos de Cálcio. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):164. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5707

Edição

Seção

Artigos