Resistência de União de Adesivos Contemporâneos à Dentina Sadia e Afetada Por Cárie

Autores

  • K V Brauner Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • C P Isolan Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • J S Ribeiro Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • M S Cenci Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.
  • R R Moraes Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Restauradora. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p163

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união (RU) de adesivos contemporâneos à dentina sadia e afetada por cárie. Biofilmes de microcosmos originados de saliva humana foram formados sobre discos de dentina e cultivados em anaerobiose por 14 dias para simulação de cárie. Quatro adesivos foram aplicados (Single Bond Universal Ambar Universal Clearfil SE Bond e ADHE- SE) em dentina bovina hígida e cariada. Dois cilindros de resina composta (Filtek Z-350) foram confeccionados na superfície.     Os cilindros foram submetidos ao teste de cisalhamento após 24h em uma máquina Universal de Ensaios. Para cada adesivo foi mensurado de pH através de um pHmetro calibrado para medir a acidez de cada frasco. Por fim, o GC foi mensurado usando-se espectroscopia de infravermelho por Transformada de Fourier. Os dados foram analisados por ANOVA e Mann Whitney (5%). Clearfil SE Bond apresentou maiores valores de RU independente do substrato quando comparado aos outros adesivos. (p<0,05). A dentina cariada diminuiu significativamente a RU dos adesivos, com exceção do Ambar que se manteve igual estatisticamente em ambos os substratos (p0,284), falhas adesivas predominaram. Quando analisado pH, o ADHE-SE se mostrou o mais e o Single Bond o menos ácido, já para o GC o ADHE-SE foi o que apresentou menores valores, enquanto o Ambar foi o que mais converteu. Conclui-se que o substrato cariado pode prejudicar a RU à dentina e que o adesivo Clearfil SE Bond parece se comportar melhor quando comparado aos outros adesivos do estudo.

Palavras-chave: Resistência ao Cisalhamento. Cárie Dental. Adesivos Autocondicionantes.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Brauner KV, Isolan CP, Ribeiro JS, Cenci MS, Moraes RR. Resistência de União de Adesivos Contemporâneos à Dentina Sadia e Afetada Por Cárie. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):163. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5706

Edição

Seção

Artigos