Efeito da Incorporação de Agentes de Biomodificação Naturais em Adesivos Dentais na Adesão Dentinária: Revisão de Literatura

Autores

  • R B M Passos Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V B Gomes Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M M Moreira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D M de Paula Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p160

Resumo

O objetivo dessa revisão de literatura foi analisar o efeito da adição de agentes de ligação cruzada de colágeno (biomodificação) em sistemas adesivos sob a adesão dentinária e durabilidade de união resina-dentina relatados por estudos selecionados na literatura. Ultilizou-se uma pesquisa de artigos científicos nas bases de dados Medline e PubMed entre 2007 e 2017 utilizando os descritores “adhesive”, “dentin”, “collagen crosslinker” e “bonding”. Como critérios de exclusão foram excluídos artigos que não incorporaram os agentes nos adesivos, artigos que não avaliaram adesão à dentina e artigos que não usaram agentes naturais. Foram selecionados seis artigos, todos no idioma Inglês. Várias plantas possuem potenciais agentes de ligação cruzada, como uva, açaí, cacau e canela. As proantocianidinas do extrato da semente da uva (Vitis vinífera) demonstraram ser atualmente o melhor agente de biomodificação de colágeno dentinário, apesar de um estudo apresentar alguns efeitos adversos no grau e cinética de polimerização dos adesivos, por serem antioxidantes. Além disso, estudos também relataram pigmentação escurecida da dentina, por serem taninos. Como conclusão, o melhor agente de biomodificação a ser incorporado nos adesivos é o extrato da semente de uva, mas seu uso é indicado em concentrações de até 2%.

Palavras-chave: Dentin. Collagen. Natural Products.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Passos RBM, Gomes VB, Moreira MM, de Paula DM, Feitosa VP. Efeito da Incorporação de Agentes de Biomodificação Naturais em Adesivos Dentais na Adesão Dentinária: Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];19(5):160. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5702

Edição

Seção

Artigos