Hipótese para Explicar a Influência do Fator Mecânico na Formação de Lesões Cervicais não Cariosas: Análise por Elementos Finitos

Autores

  • S M Vargas Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, Laboratório de Biomecânica. SP, Brasil.
  • T F Rabelo Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, Laboratório de Biomecânica. SP, Brasil.
  • R Y Ballester Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia, Departamento de Biomateriais e Biologia Oral, Laboratório de Biomecânica. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p83

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar a variação de volume dos três constituintes dentinários (Intertubular [I], Peritubular [P] e Lúmen [L]) em função da tensão de tração média por meio de elementos finitos. A variação volumétrica em L seria compatível com a ocorrência de expulsão/introdução forçada de fluído circundante que, se for ácido, pode ocasionar maior desmineralização em regiões submetidas à tração, o que explicaria a origem da lesão cervical não cariosa [LCNC]. Um modelo 2D “plane strain” representativo da célula unitária microestrutural da dentina, constituído por 1292 elementos triangulares quadráticos, composto pelas fases: I, P e L, foi submetido a aplicações de pressão que geraram tensões médias de tração que variaram entre 7,5 – 75 MPa, através do software ABAQUS 6.13. A variação de volume em função da tensão média foi aproximadamente linear em cada fase, e alcançou o valor máximo de L0,81%, P0,23% e I0,34%. Variações de tensão podem alterar significativamente o volume e, consequentemente, provocar o fluxo forçado do líquido circundante, preferencialmente através do lúmen dos túbulos submetidos a tração, iniciando através deles a desmineralização localizada que caracteriza a LCNC.

Palavras-chave: Dentina. Análise. Elementos Finitos. Lesão Cervical não Cariosa. Tração.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Vargas SM, Rabelo TF, Ballester RY. Hipótese para Explicar a Influência do Fator Mecânico na Formação de Lesões Cervicais não Cariosas: Análise por Elementos Finitos. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):83. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5651

Edição

Seção

Artigos