Síntese e Caracterização de Adesivos Autocondicionantes com Sistema Tampão de Hidróxido de Cálcio e Avaliação da Estabilidade de Adesão

Autores

  • M G Garcia Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • J D Noronha Filho Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • D P Reis Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • E M Silva Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p55

Resumo

O objetivo deste estudo foi sintetizar e caracterizar adesivos autocondicionantes com sistema tampão de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). A composição do adesivo base (%p/p) foi: Primer: 10-MDP (30%), TEGDMA (30%), etanol (35%), água (5%), canforoquinona (0,5%), EDMAB (0,5%) e Adesivo: Bis-GMA (50%), TEGDMA (30%), HEMA (20%), canforoquinona (0,5%) e EDMAB (0,5%). As formulações experimentais tiveram as seguintes concentrações de Ca(OH)2 no adesivo: A0 (0), A1 (1%), A2 (2%) e A4 (4%). O Clearfil SE Bond foi usado como controle comercial. O potencial tamponante foi avaliado através de curvas de pH em função  do tempo e o grau de conversão dentro da camada híbrida, através da análise espectroscópica dispersiva usando um micro-Raman. Barras de dentina-compósito produzidas em quarenta molares humanos após a hibridização com os adesivos experimentais (n 8) foram imersas em saliva artificial e submetidas ao ensaio de microtração: metade após 24 h e a outra metade após 1 ano. O padrão de ruptura e a fractografia das interfaces adesivas foram avaliados através de microscopia óptica e eletrônica de varredura (MEV). O fenômeno de nanoinfiltração foi avaliado através do MEV e Espectroscopia de Energia Dispersiva. Os dados foram submetidos à analise de variância e teste de Tukey (a 0,05). O potencial tampão dos adesivos aumentou com o aumento da concentração de Ca (OH)2 (p <0,05). A incorporação de Ca(OH)2 não comprometeu a adesão à dentina e o fator tempo não foi significante (p > 0,05). O adesivo com 4% de Ca(OH)2 apresentou a menor nanoinfiltração.

Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Hidróxido de Cálcio. pH

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Garcia MG, Noronha Filho JD, Reis DP, Silva EM. Síntese e Caracterização de Adesivos Autocondicionantes com Sistema Tampão de Hidróxido de Cálcio e Avaliação da Estabilidade de Adesão. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):55. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5620

Edição

Seção

Artigos