Análise da Resistência e da Interface de União de Procedimentos Adesivos Realizados no Esmalte Irradiado

Autores

  • R R Miranda Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • R B Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • P C Simamoto-Júnior Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • G R Silva Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • C J Soares Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • V R Novais Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, Área de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p39

Resumo

O objetivo foi avaliar o efeito da radioterapia na resistência e na interface de união entre esmalte e compósito resinoso. Quarenta   e dois terceiros molares foram divididos aleatoriamente em três grupos (n14): Controle - não irradiado IrA - irradiado antes do procedimento restaurador e IrD - irradiado depois do procedimento restaurador. Os grupos irradiados foram submetidos à radiação de 70 Gy, 2 Gy/dia, 5 dias/semana, durante 7 semanas. Após hibridização do substrato, duas matrizes de tygon eram posicionadas sobre a superfície vestibular do esmalte e preenchidas com resina Filtek Z350 XT (3M ESPE). A avaliação da resistência de união (RU) foi feita por ensaio de microcisalhamento (0,5 mm/min). Para avaliar o padrão de falha, as amostras foram levadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Dados de RU foram analisados com teste ANOVA One-way, seguido de Tukey (a0,05). Imagens obtidas em MEV foram analisadas descritivamente. ANOVA revelou diferença significativa entre os grupos (p<0,001). Tukey mostrou que o Controle e o IrD apresentaram os maiores valores de RU, sendo estatisticamente semelhantes (p0,716), enquanto o IrA teve os menores valores de RU se comparado aos demais (p≤0,001). Quanto ao padrão de falha, o Controle e o IrA apresentaram mais falhas adesivas (50% e 46,4%), enquanto no IrD houve um maior número de falhas coesivas em esmalte (39,3%), seguido de falhas adesivas (35,7%). Assim, justifica-se a aplicação clínica da restauração previamente a radioterapia, pois o momento da restauração interfere na RU do esmalte irradiado com o compósito.

Palavras-chave: Esmalte. Radioterapia. Resistência ao Cisalhamento.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Miranda RR, Rodrigues RB, Simamoto-Júnior PC, Silva GR, Soares CJ, Novais VR. Análise da Resistência e da Interface de União de Procedimentos Adesivos Realizados no Esmalte Irradiado. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(5):39. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5604

Edição

Seção

Artigos