Revisão de Literatura sobre Fotoiniciadores Empregados na Polimerização de Sistemas Adesivos Odontológicos

Autores

  • A E F Venâncio Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • K I B Alves Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D M De Paula Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M M Moreira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p29

Resumo

O objetivo foi analisar diferentes fotoiniciadores para polimerização de sistemas adesivos. A busca de artigos foi realizada nas bases Medline e PubMed, entre 2007 e 2017 utilizando os descritores “Light-Curing”, “Dental Adhesives”, “Photoinitiatiors”. O critério de exclusão foi a avaliação de fotoiniciadores em outras resinas odontológicas como resinas compostas e cimentos. Foram selecionados 6 artigos em inglês. O fotoiniciador mais comum encontrado foi a canforoquinona (CQ), a grande vantagem desta é a ativação com luz visível (azul) que é ativada por qualquer LED. A CQ é amarelada e influencia na estética, além de ser um fotoiniciador do tipo 2, necessitando de amina e sendo mais lenta. Com intuito de diminuir esses efeitos negativos, foram incorporados, em substituição ou associado, outros fotoiniciadores como os óxidos fosfínicos (TPO e BAPO). A CQ quando associada ao TPO apresenta um maior grau de conversão. Além disso, o TPO é branco e mais estético. Com relação ao fotoiniciador borato, foi realizado um estudo com adesivos autocondicionantes e o grau de conversão não foi afetado por nenhum dos monômeros ácidos, representando uma vantagem em relação à CQ/amina. Outro fotoiniciador com grande efetividade é o QTX (xantona), que tem maior eficácia e velocidade       de polimerização. Uma desvantagem dos fotoiniciadores alternativos é possuir absorção entre 380-420nm, necessitando de LEDs de última geração. Em conclusão, CQ é um dos melhores fotoiniciadores, porém demonstra uma melhor efetividade com outros fotoiniciadores para polimerizar sistemas adesivos.

Palavras-chave: Polimerização. Adesivos Dentários. Fotoiniciadores.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Venâncio AEF, Alves KIB, De Paula DM, Moreira MM, Feitosa VP. Revisão de Literatura sobre Fotoiniciadores Empregados na Polimerização de Sistemas Adesivos Odontológicos. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];19(5):29. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5582

Edição

Seção

Artigos