Atendimento Odontológico em Hipertensos

Autores

  • Sérgio Spezzia Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. SP, Brasil.
  • Roberto Calvoso Júnior Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n1p43-46

Resumo

Hipertensão é a elevação anormal da pressão sanguínea sistólica arterial em repouso acima de 140 mmHg e/ou a elevação da pressão sanguínea diastólica acima de 90 mmHg. Sabe-se que durante a avaliação dentária pode-se detectar a presença da hipertensão, uma vez que rotineiramente existem consultas e revisões pelo cirurgião dentista. Hipertensão pode complicar o tratamento dentário. Deve-se optar pela execução de alguns procedimentos odontológicos apenas, em detrimento de outros em conformidade com o quadro hipertensivo apresentado. O objetivo deste artigo foi o de investigar como devem ser realizadas corretamente as intervenções odontológicas em indivíduos com hipertensão arterial. Foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados: Pubmed, Lilacs, envolvendo estudos acerca das repercussões odontológicas ocasionadas pela presença concomitante de hipertensão, quando da realização de procedimentos odontológicos. Como critérios de inclusão foram considerados artigos de periódicos nacionais e internacionais, publicados de 2008 a 2015, nos idiomas inglês e português que versavam sobre o tema. Apontamentos de monografias, dissertações e teses sobre essa mesma temática também foram incluídos. Excluiram-se artigos que tinham conteúdo voltado somente para as manifestações sistêmicas causadas pela hipertensão. O odontólogo deve determinar a época do diagnóstico da hipertensão, o tratamento anterior e atual e as complicações. Concluiu-se que a integração dos cuidados médicos e odontológicos é vital nessas situações para se evitar complicações e para melhorar a qualidade de vida dos hipertensos.

Palavras-chave: Hipertensão. Diagnóstico Precoce. Qualidade de Vida.

Biografia do Autor

Sérgio Spezzia, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. SP, Brasil.

Cirurgião Dentista. Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade federal de São Paulo. Membro do Corpo Editorial da Revista Uningá Review e do Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research.

Roberto Calvoso Júnior, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. SP, Brasil.

Médico. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

1.
Spezzia S, Júnior RC. Atendimento Odontológico em Hipertensos. J. Health Sci. [Internet]. 22º de maio de 2017 [citado 20º de abril de 2024];19(1):43-6. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/3991

Edição

Seção

Artigos