Dor Aguda na Emergência: Avaliação e Controle com o Instrumento de MacCaffery e Beebe

Autores

  • Kátia Cilene Godinho Bertoncello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Bueno Xavier Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Eliane Regina Pereira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Lúcia Nazareth Amante Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n4p251-6

Resumo

A dor aguda é um dos principais motivos da busca pelos serviços de emergência, configurando-se em um verdadeiro problema de saúde pública e caracterizando-se como um sintoma valioso na investigação e definição do diagnóstico do paciente. Dessa forma, este estudo objetivou conhecer a evolução da dor aguda, do paciente internado na Unidade de Emergência, de um Hospital de Ensino do Sul do País, com a utilização da Escala Numérica Verbal de Dor, bem como avaliar e controlar a dor aguda do paciente, utilizando o instrumento proposto por McCaffery e Beebe. Tratou-se de um estudo com abordagem quantitativa, tipo transversal, descritivo. A coleta ocorreu na Unidade de Emergência de um Hospital de Ensino do Sul do Brasil, entre julho a setembro de 2012, com a amostra por conveniência, de 24 pacientes adultos, internados na emergência com queixas álgicas (Parecer nº 2023/2012). As dores, de forte intensidade foram o motivo principal na procura da emergência. Os analgésicos simples foram os mais utilizados, seguidos pelos opióides e por anti-inflamatórios não hormonais. O instrumento auxiliou a enfermeira, no registro das ocorrências e evolução relacionada à dor. Contudo, observaram-se fragilidades na sua utilização. Espera-se que essa investigação incentive enfermeiros a elaborarem e a validarem, instrumentos brasileiros, viáveis para a dinâmica da realidade presente, mas que controle e avalie a dor aguda de pacientes, em unidades de emergência, bem como de protocolos que otimizem o cuidado de enfermagem, prestado ao indivíduo com problema álgico em emergência.

Biografia do Autor

Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Mestrado Profissional Multidisciplinar em Saúde da UFSC. Vice-líder do Grupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde (GEASS). Florianópolis(SC), Brasil.

Luciana Bueno Xavier, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre em Saúde. Enfermeira do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina.

Eliane Regina Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Grupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde.

Lúcia Nazareth Amante, Universidade Federal de Santa Catarina.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-02-09

Como Citar

1.
Bertoncello KCG, Xavier LB, Nascimento ERP do, Amante LN. Dor Aguda na Emergência: Avaliação e Controle com o Instrumento de MacCaffery e Beebe. J. Health Sci. [Internet]. 9º de fevereiro de 2017 [citado 24º de abril de 2024];18(4):251-6. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/3701

Edição

Seção

Artigos