Simulação de Fadiga Térmica em Elementos Finitos: Análise em Laminados Oclusais Finos em Cerâmica e Resina Nanocerâmica

Autores

  • T C Garcia-Silva Univefsidade Federal de Uberlandia, Departamento de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • D Tantbirojn Univefsidade Federal de Uberlandia, Departamento de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • C J Soares Univefsidade Federal de Uberlandia, Departamento de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • A Versluis Univefsidade Federal de Uberlandia, Departamento de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.
  • R L X Consani Univefsidade Federal de Uberlandia, Departamento de Dentística e Materiais Odontológicos. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p146

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar pelo método de elementos finitos a distribuição de temperatura, tensões térmicas em laminados oclusais finos confeccionados em cerâmica (IPS e.max CAD) e resina nanocerâmica (Lava Ultimate) na espessura de 0.3 e 0.6 mm. A contração pós-gel do cimento (RelyX Ultimate) foi obrida com extensometria bidirecional. Modelos de elementos finitos 2D foram construídos no software MENTAT baseados em microtomografia de primeiro molar inferior humano por importação de pontos gerados no ImageJ. A simulação da contração da camada de cimento e variação da temperatura (55, 37 e 5 °C) na superfície do modelo, simulando a fadiga térmica laboratorial, foram realizadas pelo MARC. Tensões térmicas foram avaliadas pelo critério de von Mises modificado. A contração volumétrica pós-gel do cimento foi de 1,13%. A ciclagem em baixa temperatura gerou maior tensão que em alta temperatura. Laminados mais espessos acumulam maior tensão. A cerâmica propagou maior calor que a resina nanocerâmica, sendo a camada de cimento a região que com maior acúmulo de tensão. Conclui-se que a temperatura, a contração de polimerização do cimento, a espessura e material dos laminados, afetam a distribuição de tensões térmicas.

Palavras-chave: Temperatura Fadiga. Análise por Elementos Finitos.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Garcia-Silva TC, Tantbirojn D, Soares CJ, Versluis A, Consani RLX. Simulação de Fadiga Térmica em Elementos Finitos: Análise em Laminados Oclusais Finos em Cerâmica e Resina Nanocerâmica. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):146. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5880

Edição

Seção

Artigos