O Uso do Laser de CO2 na Remoção de Bráquetes Cerâmicos

Autores

  • T A Santos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • W A Morais Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • V F Passos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • N J C Sena Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.
  • R G L A Ferreira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem Departamento de Odontologia Restauradora. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p143

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a utilização do laser de CO2 na remoção de bráquetes cerâmicos, por meio de uma revisão de literatura. Utilizando-se as bases de dados Medline via PubMed, Science Direct e SciELO, e os descritores “lasers”, “dental debonding” e “orthodontic brackets” combinados, buscou-se artigos publicados no período de 2007 a 2017. De 133 artigos elegíveis, selecionaram-se nove, por atenderem aos seguintes critérios de inclusão: ser estudo in vitro, utilizar o laser do tipo CO2. Foram excluídas todas as revisões de literatura. Entre os artigos selecionados, cinco abordaram a relação do descolamento do bráquete cerâmico com as fraturas de esmalte, mostrando que, com o emprego do laser de CO2, há uma redução significativa dos riscos de danos e fraturas nessa estrutura. Seis artigos deram enfoque à relação do uso do laser de CO2 no descolamento do bráquete com    a variação da temperatura pulpar, constatando que esse tipo de laser não apresenta risco de dano térmico à polpa, uma vez que o aumento de temperatura após a aplicação do método variou entre 1,48 °C e 4,9 °C, de acordo com a potência do aparelho utilizado. Por fim, seis artigos ressaltaram o Índice de Remanescente Adesivo (IRA), após a remoção do dispositivo, constatando que houve pequena variação comparada ao grupo controle. Conclui-se, pois, que, segundo a literatura consultada, a utilização do laser de CO2 na remoção de bráquetes cerâmicos reduz satisfatoriamente a força de união desse dispositivo ao esmalte dental, contribuindo para sua remoção, sem que haja um aumento excessivo da temperatura.

Palavras-chave: Lasers. Descolagem Dentária. Bráquetes Ortodônticos.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Santos TA, Morais WA, Passos VF, Sena NJC, Ferreira RGLA. O Uso do Laser de CO2 na Remoção de Bráquetes Cerâmicos. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];19(5):143. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5877

Edição

Seção

Artigos