Uso das Proantocianidinas como Agente Biomodificador de Dentina: uma Revisão de Literatura

Autores

  • D D O Souza Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V S Lemos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p137

Resumo

O objetivo do presente estudo é revisar a literatura para avaliar o uso das proantocianidinas como agente biomodificador da dentina. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2007 a 2017 nas bases de dados PubMed, Cochrane e SciElo no idioma Inglês, utilizando os descritores: Cross-Linking Reagents, Dentin e Proanthocyanidins. Chegando-se ao total de 35 artigos, realizou-se uma leitura crítica dos resumos e títulos. Desses, 23 são estudos in vitro, 1 caso clínico e 3 revisões de literatura sendo excluídos os artigos que fugiam do objetivo do estudo e as revisões de literatura. Após uma leitura crítica de títulos e resumos, selecionou-se 10 artigos mediante a relevância ao tema. As PACs atuam como agente de ligações cruzadas, podendo aumentar a durabilidade das restaurações resinosas, pois têm o potencial de melhorar a dentina propriedades mecânicas e reduzir a sua degradação enzimática do colágeno tipo I, presente em dentina. Entretanto, estudos que avaliam a ação das PACs são muito recentes, não tendo trabalhos clínicos que comprovem sua efetividade ao longo dos anos. O desenvolvimento de artigos com um maior período de acompanhamento é fundamental para que a comunidade científica obtenha resultados sobre a ação das PACs, na durabilidade de restaurações resinosas. Ainda assim, esse agente biomodificador é bastante promissor na odontologia restauradora.

Palavras-chave: Cross-Linking Reagents. Dentin. Proanthocyanidins.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Souza DDO, Silva JC, Mendonça JS, Lemos MVS, Mendes TAD. Uso das Proantocianidinas como Agente Biomodificador de Dentina: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];19(5):137. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5870

Edição

Seção

Artigos