Avaliação in vitro do Uso de Fitocomplexos no Tratamento da Hipersensibilidade Dentária

Autores

  • J S Nojosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • M V S Lemos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • V P Feitosa
  • S L Santiago Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • L Wang Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • L F F Brianezzi Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Faculdade Paulo Picanço. CE, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p285

Resumo

Objetivou-se avaliar fitocomplexos, como agentes de oclusão de dentina tubular, para o tratamento da hipersensibilidade dentinária. Dezesseis terceiros molares foram cortados transversalmente para obtenção de discos de dentina com espessura de 1 mm. Os espécimes foram divididos em 4 grupos (n4), de acordo com o tratamento: oxa-gel (Kota) (controle), extrato seco liofilizado de manjericão, hortelã e espinafre, na concentração de 5%. No teste de permeabilidade dentinária, os discos foram submetidos ao condicionamento com ácido fosfórico 37%, para medição da condutância hidráulica (Pmax). Após aplicação dos tratamentos por 5 minutos, mediu-se a condutância hidraúlica (Pmin). A resistência dos tratamentos ao desafio ácido foi avaliada após aplicação do ácido cítrico 7%, por 1 min. Para verificar a formação de oxalato de cálcio no FTIR, os discos foram tratados, conforme seu respectivo grupo, por 5 min. Na análise estatística, realizou-se o teste ANOVA um fator, seguido do pós-teste de Tukey (p≤0,05) para analisar a permeabilidade. Entre os tratamentos não houve diferença significante na permeabilidade dentinária (p0,683), porém quando todos tratamentos foram comparados, mostraram-se resistentes ao desafio ácido (p0,01). No FTIR realizou-se uma análise qualitativa, onde apenas o grupo hortelã não apresentou uma precipitação de oxalato considerável. Conclui-se que os fitocomplexos foram capazes de ocluir os túbulos dentinários e permitiram a deposição de oxalato de cálcio, sendo bastante promissores no tratamento da hipersensibilidade dentinária.

Palavras-chave: Dentin Sensitivity. Dentin Permeability. Calcium Oxalate.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Nojosa JS, Mendes TAD, Lemos MVS, Feitosa VP, Santiago SL, Wang L, et al. Avaliação in vitro do Uso de Fitocomplexos no Tratamento da Hipersensibilidade Dentária. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):285. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5843

Edição

Seção

Artigos