Análise de Diferentes Fontes de Cálcio para Reminarelização Biomimética de Interfaces Adesivas: uma Revisão de Literatura

Autores

  • L R H D Bezerra Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • V G Araújo Neto Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • L V B Holanda Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • A B G Quirino Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • D M De Paula Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • M E M Moura Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Centro Universitário Católica de Quixadá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p267

Resumo

O objetivo foi realizar uma revisão de literatura sobre as principais substâncias mineralizantes utilizadas no método de remineralização biomimética, descrevendo quais delas foram capazes de aumentar a durabilidade e diminuir a degradação das restaurações adesivas. Foi realizada uma revisão por meio dos descritores: Biomimética, Remineralização, Dentina, com seus correspondentes na língua inglesa, nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo. Foi empregado como critério de inclusão artigos datados entre 2007 e 2017 e como critérios de exclusão estudos de revisão de literatura. Foram encontrados 58 artigos, sendo que 8 foram avaliados para análise de texto completo. A estratégia mais inovadora e eficiente para diminuição da degradação das restaurações adesivas é a remineralização biomimética. Esse sistema é formado por dois componentes, primeiro, os análogos das proteínas não colagenosas de matriz que são os análogos biomiméticos e uma outra parte é uma substância capaz de liberar minerais para o meio remineralizando-o. A substância fornecedora de minerais mais utilizada atualmente para a remineralização biomimética é o cimento Portland (silicato de cálcio), porém este apresenta uma rápida solubilidade e baixa resistência mecânica. Outras substâncias vêm continuamente sendo avaliadas como Biovidro, Fosfatos de Cálcio bioativo e o Agregado de Trióxido Mineral (MTA), porém não existe um consenso na literatura sobre qual o melhor material a ser utilizado e ainda não foi realizado nenhum estudo clínico para avaliação dessas substâncias ao longo do tempo.

Palavras-chave: Biomimética. Remineralização. Dentina.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Bezerra LRHD, Araújo Neto VG, Holanda LVB, Quirino ABG, De Paula DM, Moura MEM, et al. Análise de Diferentes Fontes de Cálcio para Reminarelização Biomimética de Interfaces Adesivas: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];19(5):267. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5838

Edição

Seção

Artigos