Influência da Incorporação de uma Catequina em um Sistema Adesivo Universal

Autores

  • A L M Mota Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • C A G A Costa Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M E S D Feitosa Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L R C Mesquita Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • S L Santiago Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • N L G Albuquerque Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p256

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da utilização da epigalocatequina-3- galato (EGCG) sobre a resistência de união (RU) e preservação da interface dentina/resina com o uso de um sistema adesivo universal (Single Bond Universal®, 3M). Os fatores sob investigação foram (1) estratégia de aplicação (autocondicionante e condicionamento total) e (2) aplicação do EGCG (pré-tratamento e incorporação ao adesivo). Para tanto foram realizados os testes de microtração (n10), nanoinfiltração (n6) e micropermeabilidade (n3). Realizados com uma máquina de ensaios universais, microscopia eletrônica de varredura, microscopia confocal a laser e espectroscopia micro-Raman, respectivamente. Os resultados da RU foram analisados com ANOVA dois fatores e teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demostraram que houve diferença entre as estratégias adesivas utilizadas, entre a alternativa autocondicionante e o condicionamento total, mas não houve interação entre os fatores. Portanto, não houve diferença entre os meios de aplicação do EGCG. A incorporação e o pré-tratamento com EGCG aumentou a micropermeabilidade tanto na estratégia autocondicionante, como no condicionamento total. A nanoinfiltração foi maior no controle condicionamento total e menor condicionamento total pré-tratado com EGCG. Como conclusão, em geral a estratégia do condicionamento total obteve maior significância do que a técnica autocondicionante. Entre as formas de aplicação do EGCG, a que obteve melhores resultados foi a técnica do pré-tratamento.

Palavras-chave: Adesivos Universais. Catequina. Adesão.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Mota ALM, Mendonça JS, Costa CAGA, Feitosa MESD, Mesquita LRC, Santiago SL, Albuquerque NLG. Influência da Incorporação de uma Catequina em um Sistema Adesivo Universal. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(5):256. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5821

Edição

Seção

Artigos