Efeito Sinérgico do Laser de CO2 e dos géis Fluoretados Aplicados com Diferentes Protocolos para o Controle da Desmineralização do Esmalte

Autores

  • G T Solano Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.
  • A G Souza-Gabriel Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.
  • V Colucci Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.
  • S A M Corona Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p255

Resumo

Este estudo avaliou in vitro o efeito sinérgico do laser de CO2 e a aplicação de géis fluoretados com diferentes protocolos na superfície do esmalte para controle da desmineralização. Foram seccionados 36 incisivos bovinos, obtendo-se 144 fragmentos de esmalte (3x3x2 mm), isolados com cera a exceção da superfície vestibular. Os espécimes foram submetidos a dois ciclos de desmineralização e remineralização e divididos em 4 grupos de acordo ao gel fluoretado utilizado (amina fluoretada – AmF, tetrafluoreto de titânio – TiF4, fluoreto de sódio – NaF e gel placebo – controle) e subdividido em 3 subgrupos (n12) de acordo ao protocolo de aplicação dos géis (antes, durante e depois da irradiação com laser). Utilizando um pincel microbrush foram aplicados os géis fluoretados  por um período de 1 minuto. O laser de CO2 (Z10.6 µm, 1W) foi utilizado em modo de não contato, a uma distância de 4 mm do esmalte por um tempo de 10 segundos. Os espécimes foram submetidos a 14 dias de desafio cariogênico in vitro. As leituras de microdureza (CSMH) se realizaram a 30 µm da superfície. As médias foram analisadas através do teste de ANOVA e Tukey (p<0.05). A combinação do laser de CO2 com TiF4 obteve os valores mais altos de CSMH (p<0.05). Os espécimes irradiados com laser de CO2 durante a aplicação dos géis fluoretados apresentaram os valores mais baixos de CSMH (p<0.05). Não foi encontrada diferença significativa entre as aplicações de fluoretos antes ou depois da irradiação com laser (p>0.05). Se encontrou efeito sinérgico do TiF4 quando aplicado antes ou depois da irradiação com laser de CO2.

Palavras-chave: Desmineralização. Testes de Dureza. Lasers.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Solano GT, Souza-Gabriel AG, Colucci V, Corona SAM. Efeito Sinérgico do Laser de CO2 e dos géis Fluoretados Aplicados com Diferentes Protocolos para o Controle da Desmineralização do Esmalte. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 24º de abril de 2024];19(5):255. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5820

Edição

Seção

Artigos