Avaliação Clínica do Efeito da Proantocianidina na Taxa de Retenção de Restaurações Adesivas Após 18 Meses

Autores

  • L C Souza Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • N S Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D A Cunha Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L R Soares Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A D Loguercio Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P A Saboia Universidade Federal do Ceará, Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p252

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da proantocianidina (PA) na longevidade de restaurações adesivas de lesões cervicais não cariosas (LCNCs) através de um ensaio clínico aleatorizado e duplo-cego. Quarenta e três pacientes, com cinco LCNCs cada, participaram do estudo (Parecer: 640.695). As LCNCs foram condicionadas (H3PO4 a 37%), lavadas e distribuídas em 5 grupos: Controle (C): adesivo ExciTE F aplicado seguindo as recomendações do fabricante PA-primer 2% (PA2): Solução de PAa 2% aplicada por 60s e lavadas por 30s previamente à aplicação do adesivo PA-primer 5% (PA5): Solução de PA a 5% aplicada conforme o grupo controle PA-adesivo 2% (PAA2): adesivo ExciTE F incorporado com 2% de PA e aplicado conforme o grupo controle. PA-adesivo 5% (PAA5): adesivo ExciTE F incorporado com 5% de PA e aplicado conforme o grupo controle. As LCNCs foram restauradas com resina composta e avaliadas após o polimento e após 18 meses, com o critério USPHS modificado. A análise estatística aplicou um ANOVA 2-fatores de medidas repetidas e Holm-Sidak (alfa0,05). Após 18 meses, as taxas de retenção para os grupos C, PA2, PA5, PAA2 e PAA5 foram, respectivamente, 93%, 86%, 76,7%, 76,7% e 72%, sendo estatisticamente significante apenas na comparação entre os grupos C e PAA5 (p<0,0001). Na comparação intragrupo, todos os grupos, exceto o controle (p>0,242), apresentaram diferença estatística entre a taxa de retenção quando se comparou a avaliação inicial e após 18 meses. A aplicação de PA quer como primer ou incorporada ao adesivo, diminiui a retenção do adesivo no período avaliado.

Palavras-chave: Dentina. Adesivos Dentinários. Ensaio Clínico.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Souza LC, Rodrigues NS, Cunha DA, Soares LR, Loguercio AD, Saboia VPA. Avaliação Clínica do Efeito da Proantocianidina na Taxa de Retenção de Restaurações Adesivas Após 18 Meses. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(5):252. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5816

Edição

Seção

Artigos