Influência do Ácido Fítico na Durabilidade de Restaurações com Resinas Compostas: uma Revisão de Literatura

Autores

  • F R M Bezerra Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • I F Dos Santos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M C A Estellita Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • F A R De Paula Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • F A A De Macedo Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p207

Resumo

O objetivo do presente estudo é revisar a literatura acerca da influência do ácido fítico no aumento da longevidade de restaurações com resinas compostas. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período entre 2013 e 2017, no idioma inglês nas bases de dados PubMed e Science Direct. Utilizou-se os seguintes descritores: dentin, phytic acid e dentistry. Foram encontrados um total de 14 artigos, sendo 3 desses repetidos, todos os estudos são In vitro. Desses, 4 artigos foram selecionados mediante relevância ao tema. O IP6 se mostrou eficaz como agente condicionante dentinário, apresentando maior resistência de união que o ácido convencionalmente utilizado, ácido fosfórico a 37%. Além disso, o IP6 é capaz de realizar ligações cruzadas em colágeno desnudo melhorando a biomecânica desse subtrato além de inibir atividade colagenolítica, aumentando a durabilidade de restaurações resinosas, entretanto, o mecanismo de ação ainda não foi esclarecido. Apesar da literatura mostrar vantagens do uso do IP6 com essas finalidades, mais estudos precisam ser desenvolvidos com o intuito de aumentar a consistência da fundamentação acerca da utilização desse ácido a longo prazo.

Palavras-chave: Dentin. Phytic Acid. Dentistry.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Bezerra FRM, Dos Santos IF, Estellita MCA, Silva JC, Mendonça JS, De Paula FAR, et al. Influência do Ácido Fítico na Durabilidade de Restaurações com Resinas Compostas: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):207. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5800

Edição

Seção

Artigos