Avaliação da Influência do Ácido Tânico nos Procedimentos Restauradores

Autores

  • M D B Oliveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A C N Bastos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A L Lima Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M D B Oliveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A C N Bastos
  • A L Lima Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • S L Santiago Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • F A Q Macedo Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p240

Resumo

Na tentativa de diminuir as falhas nos procedimentos restauradores tem sido propostas várias alternativas, como o uso de agentes de ligação cruzada na dentina. O ácido tânico, que é um polifenol com fraca acidez, é uma substância natural que apresenta essa característica. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura para avaliar a influência do Ácido Tânico, como um agente de ligação cruzada de colágeno, nas propriedades físico-mecânicas e na estabilidade dos procedimentos restauradores. Revisou-se a literatura no período de 1998 a 2017, nas bases de dados Pubmed e Science Direct, no idioma Inglês, com os seguintes descritores: Tannic Acid, Dentistry e Crosslinking Reagents. Foram encontrados 15 artigos, e desses, foram selecionados 07 artigos, realizou-se uma leitura crítica dos resumos e títulos. Desses, 06 foram estudos in vitro e 1 estudo químico. O Ácido Tânico reforça a matriz de colágeno constituinte da dentina, aumentando as ligações químicas entre as fibrilas, melhorando as propriedades físico- mecânicas e diminuindo a taxa de degradação enzimática. Existem estudos utilizando o ácido tânico como dessensibilizantes e agentes de remoção de smear layer, porém há pouca informação sobre seu efeito na interface adesiva. A relevância do trabalho consiste em discutir recentes estudos sobre as propriedades, possíveis utilizações do Ácido Tânico, uma vez que as suas aplicações na odontologia ainda são pouco conhecidas pela comunidade acadêmica e profissional.

Palavras-chave: Tannic Acid. Dentin. Crosslinking Reagents.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Oliveira MDB, Bastos ACN, Lima AL, Oliveira MDB, Bastos ACN, Lima AL, et al. Avaliação da Influência do Ácido Tânico nos Procedimentos Restauradores. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];19(5):240. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5798

Edição

Seção

Artigos