O Potencial Antimicrobiano do Plasma de Baixa Temperatura em Biofilmes Orais: Revisão de Literatura

Autores

  • K T M Moraes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.
  • D N Pinto Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.
  • A S G H Lima Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.
  • C S Rabelo Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.
  • I C J Zanin Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.
  • H S F Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p238

Resumo

O objetivo dessa revisão foi relatar o potencial antimicrobiano do plasma de baixa temperatura (PBT) em biofilmes orais relatados por estudos selecionados na literatura. Realizou-se uma pesquisa de artigos científicos no Portal Periódicos Capes, entre os anos de 2007 e 2016, utilizando os descritores Biofilmes, Cárie dentária e Plasma. Foram incluídas as bibliografias que abordassem a atividade do PBT em biofilmes orais, e foram excluídas as revisões de literatura e aquelas que não atenderam a temática. Encontrou-se 511 artigos, destes 10 artigos em inglês foram selecionados. O PBT pode representar uma terapia inovadora útil no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e/ou tratamento de doenças infecciosas relacionadas à presença de biofilmes orais ricos em matriz extracelular, incluindo a cárie dentária, devido a capacidade de destruir bactérias presentes em biofilmes maduros, destruindo sua matriz. Assim, essa tecnologia tem sido testada como uma possível terapia para o tratamento e/ou prevenção de biofilmes orais. Dessa forma, o PBT é uma tecnologia promissora para a terapia anti-placa e anti-cárie. Esse efeito está relacionado às propriedades antissépticas contra diversos microrganismos, incluindo fungos, vírus, bactérias, parasitas e esporos. O PBT tem demonstrado resultados promissores e eficazes na redução de bactérias viáveis presentes em biofilmes orais, apresentando um possível potencial antimicrobiano em estudos in vitro.

Palavras-chave: Biofilmes. Cárie Dentária. Plasma.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Moraes KTM, Pinto DN, Lima ASGH, Rabelo CS, Zanin ICJ, Silva HSF. O Potencial Antimicrobiano do Plasma de Baixa Temperatura em Biofilmes Orais: Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):238. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5796

Edição

Seção

Artigos