Avaliação da Dureza das Margens de Restaurações Feitas com Compósitos Experimentais Antimicrobianos Após Biofilme Cariogênico

Autores

  • M M Siqueira Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontoclínica e Odontotécnica, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • A C Maia Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontoclínica e Odontotécnica, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • L M A Cavalcante Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontoclínica e Odontotécnica, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • A Mangabeira Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontoclínica e Odontotécnica, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.
  • M B Portela Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontoclínica e Odontotécnica, Laboratório Analítico de Biomateriais Restauradores. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p226

Resumo

Objetivou-se avaliar as margens em esmalte de restaurações realizadas com compósitos experimentais à base de quaternário de amônio, como: (2-(dimethylamino) ethylmetacrylate 1-bromododecane) (DMADDM) e o (2-(dimethylamino) ethylmetacrylate 1-bromohexadecane) (DMAHDM) em diferentes concentrações (5% e 10%) através do teste de dureza Knoop. Confeccionou-se 35 blocos de esmalte bovino de 4x4mm com cavidades padronizadas e em 7 grupos (n5) de acordo com o material restaurador utilizado: 1) DMADDM 5%, 2) DMADDM 10%, 3) DMAHDM 5%, 4) DMAHDM 10% 5) Controle (sem monômero antimicrobiano), 6) resina composta comercial e 7) ionômero de vidro comercial. Depois de restaurados, foi realizada a microdureza inicial. Após,     os blocos foram submetidos a um biofilme de S. mutans por 48 horas. Feito o desafio cariogênico, as mensurações da dureza  foram repetidas. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Kruskal-Wallis. Dentre os blocos restaurados com os compósitos experimentais, as margens em esmalte do grupo 4 apresentaram o menor percentual de perda de dureza quando comparado com os demais (p<0,05). Este resultado só não foi inferior aos valores do grupo 7 (p<0,05). Com relação à dureza ao longo da margem de cada restauração, não foi observado diferenças significativas nos grupos testados. Concluímos que a adição de quaternário de amônio com concentração de 10% em compósitos experimentais diminuiu a perda mineral nas margens em esmalte de restaurações após o desafio cariogênico.

Palavras-chave: Compósitos. Quaternário de Amônio. Esmalte.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Siqueira MM, Maia AC, Cavalcante LMA, Mangabeira A, Portela MB. Avaliação da Dureza das Margens de Restaurações Feitas com Compósitos Experimentais Antimicrobianos Após Biofilme Cariogênico. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):226. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5781

Edição

Seção

Artigos