Influência do Uso de Diferentes Agentes Condicionantes Associados à Técnica Úmida Etanólica Sobre União à Dentina

Autores

  • P R P Motoyama Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • E J A Filho Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V S Lemos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p225

Resumo

O objetivo foi avaliar a resistência de união (RU) à microtração (μTBS) e o grau de conversão (GC) de diferentes agentes condicionantes associados à técnica úmida etanólica (TUE) sobre a união de um sistema restaurador adesivo à superfície dentinária e comparar os resultados com a técnica convencional (TC), de acordo com os grupos: ORTO-C – TC e ácido ortofosfórico a 37% META-C – TC e ácido metafosfórico a 40% FIT-C TC e ácido fítico a 2% ORTO-E – TUE e ácido ortofosfórico a 37% META-E – TUE e ácido metafosfórico a 40% FIT-E – TUE e ácido fítico a 2%. Quarenta e oito dentes foram restaurados em dentina média. Em seguida, trinta (n5) foram cortados em espécimes em formato de palito (área de secção transversal de 1mm²). Posteriormente, foi realizado o teste de microtração em máquina de ensaio universal. Dezoito dentes (n3) foram cortados em formato de discos para avaliação do GC em espectroscopia micro-Raman. Os dados foram submetidos à ANOVA dois fatores e teste de Tukey (p<0,05). O efeito dos diferentes agentes condicionantes vai depender da técnica adesiva utilizada (p0,004). Os grupos tratados com a TC não apresentaram diferença, já na TUE o FIT-E apresentou menor RU. Quando comparados os ácidos em diferentes técnicas, observou- se que o META apresentou melhores resultados de RU na TUE (25,72 ± 6,80 MPa), já o FIT mostrou-se melhor quando utilizado sem a TUE. Em relação ao GC, não houve diferença estatística entre os grupos (p0,658). Dessa forma, agentes condicionantes alternativos têm se tornado promissores, e juntamente com a TUE podem melhorar a adesão em dentina.

Palavras-chave: Adesão. Técnica Úmida Etanólica. Agentes de Ligação Cruzada.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Motoyama PRP, Filho EJA, Lemos MVS, Feitosa VP, Mendonça JS, Silva JC, et al. Influência do Uso de Diferentes Agentes Condicionantes Associados à Técnica Úmida Etanólica Sobre União à Dentina. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];19(5):225. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5780

Edição

Seção

Artigos