Avaliação Clínica da Influência do Açaí na Coloração e Sensibilidade de Dentes Durante e Após Clareamento

Autores

  • J N Siqueira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • V A Castro Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • Y P Carneiro Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • M M Moreira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • A D Loguercio Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • C M C Tapety Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p205

Resumo

O objetivo deste estudo in vivo foi avaliar a efetividade e efeito na sensibilidade do clareamento de consultório com peróxido de hidrogênio (PH) a 35% (Whiteness HP Maxx AutoMixx, FGM) em relação com o consumo de açaí durante e após o clareamento dental (CD). De acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 58 voluntários, os quais foram distribuídos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), com e sem consumo de açaí, respectivamente (n29). A cor dos dentes (escala Vita (EV) e Delta E (E)) foi mensurada com espectrofotômetro Easyshade antes e após uma, duas e três semanas com CD semanal e a sensibilidade mensurada através das Escalas Visual Analógica (VAS) e Numérica Analógica (NRS). Os pacientes de GE tomavam 100ml de açaí logo após a sessão de clareamento e 24 horas depois. Ao início das três sessões e 7 dias após a última a cor dos dentes foi verificada para acompanhar a efetividade do CD. Foram feitos testes não paramétricos de Kruskall Wallis e pós- teste de Dunn com nível de significância de 5% para avaliação de sensibilidade (VAS e NRS) e cor (EV e E). A cor pela EV e média inicial de ambos os grupos foi B3 (numericamente 11,4 – açaí / 11,3 - controle) e não houve diferença estatística significante (p0,7) entre controle (média de 2,3) e açaí (média de 2,5) na cor final do clareamento, nem a cada semana (p>0,05). No entanto, pode-se perceber que o GC atingiu seu nível de clareamento máximo mais rápido (segunda semana) enquanto que com o consumo de açaí só foi alcançado na terceira semana. Para o E inicial (GC 10,72,2 GE 10,22,3) e final (GC 15,72,3) GE 14,53,3) também não foram verificadas diferenças estatísticas entre os grupos quanto a efetividade do clareamento. A sensibilidade, por ambos os métodos (VAS e NRS), aumentou para ambos os grupos no decorrer das 3 sessões de forma estatisticamente significante, porém sem diferenças entre ambos os grupos. Conclui-se na presente pesquisa que o consumo de açaí não interferiu nem na efetividade do clareamento de consultório utilizando PH (35%) nem na sensibilidade.

Palavras-chave: Clareamento Dental. Peróxido de Hidrogênio. Açaí.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Siqueira JN, Castro VA, Carneiro YP, Moreira MM, Feitosa VP, Loguercio AD, Tapety CMC. Avaliação Clínica da Influência do Açaí na Coloração e Sensibilidade de Dentes Durante e Após Clareamento. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):205. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5779

Edição

Seção

Artigos