Ainda é Necessário Criar Rugosidade na Superfície da Y-TZP?

Autores

  • N A Bastos Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • P N Lisboa-Filho Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • A Tabata Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • P A S Francisco Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • A Y Furuse Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • H M Honório Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.
  • A F Borges Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p198

Resumo

O trabalho avaliou a eficácia de tratamentos de superfície entre Y-TZP e cerâmica de cobertura antes da aplicação do liner. Quarenta discos Y-TZP foram divididos em quatro grupos (n 10): LC: aplicação do liner S40: sonicação com potência de 40% S70: sonicação com potência de 70% JOX: jateamento com partículas de alumínio. Após os tratamentos rugosos de superfície, o liner foi aplicado na superfície de todas as amostras. Todos os espécimes foram levados a Microscopia Confocal de Varredura a Laser (CLSM) e Microscopia de Força Atômica (AFM) para avaliar a topografia e a rugosidade superficial. As estruturas cristalinas foram identificadas através de Espectroscopia Micro-Raman (MRS). A cerâmica de cobertura foi aplicada nas superfícies da Y-TZP e submetidos ao teste de Resistência de união ao cisalhamento (SBS). Os modos de falha foram classificados como adesiva, coesiva ou mista. Os resultados de SBS foram submetidos a ANOVA a um critério (a 0,05) seguido pelo teste de Tukey (a 0,05). Não foram observadas diferenças entre os grupos quanto à rugosidade superficial (p0,255), embora as imagens de CLSM e AFM apresentassem diferenças topográficas. O grupo LC apresentou maiores valores medianos de SBS, significativamente diferentes de S70 e JOX (p0,008), os quais não foram diferentes. S40 apresentou os valores medianos de SBS mais baixos. Todos os espécimes exibiram bandas tetragonais e monoclínicas. A maioria dos espécimes exibiram falhas mistas. Logo, os grupos JOX e S70 mostraram resultados semelhantes, mas não aumentaram a SBS para uma cerâmica de cobertura.

Palavras-chave: Cerâmica. Abrasão Dental por Ar. Espectroscopia Raman.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Bastos NA, Lisboa-Filho PN, Tabata A, Francisco PAS, Furuse AY, Honório HM, Borges AF. Ainda é Necessário Criar Rugosidade na Superfície da Y-TZP?. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):198. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5768

Edição

Seção

Artigos