Estudo Comparativo Entre a Solução de Azadirachta Indica e Irrigantes Convencionais na Resistência de União de Pinos de Fibra de Vidro

Autores

  • I C C Souto Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Prótese Dentária. SP, Brasil.
  • I C C Souto Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Prótese Dentária. SP, Brasil.
  • R H Sturaro Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Prótese Dentária. SP, Brasil.
  • R P A Antunes Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Prótese Dentária. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p212

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação de soluções irrigantes na adesão de um cimento auto-adesivo para a fixação de pinos de fibra de vidro. Foram utilizados 75 caninos humanos hígidos que foram tratados endodonticamente e receberam preparo com profundidade de 12 mm para a colocação de pinos de fibra de vidro. Após inclusão das raízes em resina acrílica, receberam irrigação com as soluções: G1 – Soro fisiológico G2 – Solução Alcoólica de Azadiracta indica (Neem) G3 – EDTA 17% G4 Hipoclorito    de Sódio 2,5% G5 – Gluconato de Clorexidina 2%. Após a fixação dos pinos de fibra de vidro com cimento auto-adesivo estes foram submetidos a teste de tração pull out. Espécimes foram analisados por microscopia confocal a laser para classificação das falhas ocorridas. Realizou-se teste ANOVA e Tukey para análise estatística. As seguintes médias de resistência de união (N) foram observadas: G1 - 334,0 G2 - 265,9 G3 - 281,7 G4 - 205,7 G5 - 303,1. Pela análise confocal observou-se prevalência de falhas adesivas. O gluconato de clorexidina foi a solução que gerou melhor força de adesão comparada às demais, além de não degradar a dentina e não deixar resíduos. Conclui-se que a Solução Alcoólica de Neem pode ser considerada como irrigante, apesar de mostrar força de união inferior quando comparada ao uso da Clorexidina, previamente à fixação de pinos de fibra de vidro.

Palavras-chave: Materiais Dentários. Resistência à Tração. Neem.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Souto ICC, Souto ICC, Sturaro RH, Antunes RPA. Estudo Comparativo Entre a Solução de Azadirachta Indica e Irrigantes Convencionais na Resistência de União de Pinos de Fibra de Vidro. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):212. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5751

Edição

Seção

Artigos