Estomatite Protética em Pacientes com Diabetes

Autores

  • E K Silveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • R C L Coelho Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • G B C Neto Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • A L B Teixeira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • K K P Faustino Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • T C Diniz Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.
  • A C M Fiallos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Departamento de Odontologia Reparadora. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p190

Resumo

O trabalho objetivou realizar uma revisão da literatura sobre estomatite protética em pacientes diabéticos. Realizou-se nas bases de dados BVS e PUBMED, com os descritores: “estomatite sob prótese”, “Candida albicans” e “diabetes”, publicados entre 2006 à 2016, nos idiomas português, espanhol e inglês, sendo selecionados 5 artigos. Muitos estudos afirmam que há relação da diabetes com a EP devido principalmente à hipossalivação, que facilita a adesão dos fungos. Entretanto, a literatura é conflitante, uma vez que estudos clínicos demonstraram que não há relação entre a diabetes e a instalação de EP. Alguns estudos mostraram que a prevalência de EP e C. albicans em pacientes com diabetes é superior aquela encontrada em pacientes sem diabetes, no entanto, outros artigos revelam que a frequência de EP e C. albicans em pacientes diabéticos não foi significativa. É importante observar se esse contraste pode ser pelo fato dos pacientes estudados serem diabéticos controlados ou não. Portanto, embora seja necessário mais estudos, exames clínicos periódicos são fundamentais em busca do diagnóstico precoce e tratamento adequado para estes pacientes.

Palavras-chave: Estomatite sob Prótese. Candida Albicans. Diabetes

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Silveira EK, Coelho RCL, Neto GBC, Teixeira ALB, Faustino KKP, Diniz TC, et al. Estomatite Protética em Pacientes com Diabetes. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):190. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5747

Edição

Seção

Artigos