Eficiência de Agentes Naturais de Biomodificação Dentinária no Grau de Conversão e Adesão Intrarradicular de Pino de Fibra de Vidro

Autores

  • N O Souza Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.
  • R S Sousa Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.
  • C P Isolan Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.
  • R R Moraes Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.
  • M E M Moura Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Odontologia Restauradora, Laboratório de Pós-Graduação em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p128

Resumo

O objetivo foi avaliar os efeitos de agentes biomodificadores dentinários como pré-tratamento na cimentação de pinos de fibra de vidro. As soluções foram preparadas e os grupos foram divididos de acordo com os agentes biomodificadores: proantocianidina   da semente da uva (PAC), cardol e cardanol (extraídos do líquido da castanha de caju) e controle negativo (sem tratamento). As soluções foram aplicadas antes do sistema adesivo em 20 raízes de dentes unirradiculares (n5) extraídos e então os pinos de fibra de vidro foram cimentados com cimento resinoso RelyX ARC (3M). As fatias para o teste de push-out foram cortadas e testadas após 24h ou 6 meses de armazenamento em água destilada. A dentina subjacente foi analisada pela espectroscopia micro-Raman para avaliar a formação de ligações cruzadas de colágeno. Três fatias também foram separadas e analisado o grau de conversão (GC) “in situ” do adesivo pela redução do pico 1639 cm-1 por espectroscopia micro-Raman. Os resultados foram analisados com ANOVA   e teste de Tukey (p<0,05). O grupo cardol (15,0±0,9 MPa) apresentou melhor resistência de união no teste push-out após 6 meses de armazenamento, entretanto em 24h não houve diferença estatisticamente significativas (p>0,05) entre os grupos. Foi verificada a formação dos picos 1117cm-1 e 1235 cm-1 referentes as ligações cruzadas em todos os grupos experimentais em 6 meses. O GC mostrou não mostrou diferença estatística entre os grupos. Portanto, os agentes biomodificadores mostram-se promissores para serem utilizados intra-canal na cimentação de pinos de fibra de vidro.

Palavras-chave: Dental Cements. Cross-Linking Reagents. Anacardium Occidentale.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Souza NO, Sousa RS, Isolan CP, Moraes RR, Moura MEM, Feitosa VP. Eficiência de Agentes Naturais de Biomodificação Dentinária no Grau de Conversão e Adesão Intrarradicular de Pino de Fibra de Vidro. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(5):128. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5740

Edição

Seção

Artigos