Clareamento Dentário com Dentifrício Contendo Covarina Azul

Autores

  • N E C Nobre Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • D M M De Paula Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • F B Da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • A C Ferreira Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • E P B Neto Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • H F Wanderley Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • L N De Sousa Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • F M S Costa Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • J S Mendonça Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.
  • J S Nojosa Centro Universitário Católica de Quixadá, Curso de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p181

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a efetividade do clareamento dentário imediato com dentifrício contendo covarina azul. Realizou-se uma revisão de literatura na base de dados PubMed, utilizando os descritores “tooth bleaching”, “bleaching agents” e “dentifrices”, no período de 2007 a 2017. Foram encontrados na busca 115  artigos científicos, que com a avaliação dos títulos    e resumos resultou na exclusão de 110, restando 5 artigos. Os critérios de inclusão foram revisões de literatura, estudos in vitro e  in vivo que avaliassem o efeito imediato clareador de dentifrícios contendo covarina azul. Foram excluídos estudos clínicos que avaliassem a sensibilidade dentária após o uso do dentifrício. Dentifrícios contendo covarina azul para clareamento dentário tem como propriedade a deposição de uma fina camada de covarina sobre a superfície do dente, que causa um efeito óptico perceptível imediatamente após o tratamento e pode persistir por um período de 8 horas. Para análise da coloração dentária foi usado o sistema CIELab, que mostrou o efeito clareador do dentifrício com covarina azul em comparação ao controle. Em relação à abrasividade do esmalte, estudos in vitro e in vivo demonstraram que o dentifrício não apresentou um efeito abrasivo indevido ao substrato dentário. Conclui-se que o dentifrício com covarina azul demonstra-se como uma nova alternativa para clareamento dentário imediato, porém novos estudos são necessários para avaliar o seu efeito ao longo do tempo.

Palavras-chave: Tooth Bleaching. Bleaching Agents. Dentifrices.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Nobre NEC, De Paula DMM, Da Silva FB, Ferreira AC, Neto EPB, Wanderley HF, et al. Clareamento Dentário com Dentifrício Contendo Covarina Azul. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):181. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5737

Edição

Seção

Artigos