Análise Físico-Química e Resistência ao Cisalhamento de Zircônia em Cimentos Resinosos Após Tratamento com Plasma Não-Térmico e/ou Primer

Autores

  • A O Matos Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • A J Vechiato-Filho Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • R Landers Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • M C Goiato Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • E C Rangel Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • G M Souza Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • V A R Barão Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.
  • D M Santos Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Prótese e Periodontia. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p156

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a superfície de Y-TZP tratadas com NTP, primer para ligas metálicas ou a associação entre esses dois métodos, e avaliar o efeito desses tratamentos na resistência de união entre Y-TZP e dois cimentos resinosos. Discos de Y-TZP foram distribuídos em cinco grupos: Co (sem tratamento), Pr (primer), NTP (plasma de metano), Pr + NTP e NTP + Pr. Os discos foram cimentados em substratos de resina composta utilizando Panavia F2.0 ou RelyX U200. As análises de resistência ao cisalhamento (n 10) foram realizadas antes e após termociclagem. Os dados foram submetidos à ANOVA um e três fatores e teste de Bonferroni (a0,05). NTP reduziu a energia de superfície e a rugosidade dos discos de Y-TZP. As análises de morfologia e químicas mostraram a presença da película fina orgânica, o que melhorou significativamente os resultados de resistência de ligação quando foi utilizado Rely X U200, enquanto que o tratamento com primer foi mais eficaz com Panavia F2.0. A termociclagem reduziu significativamente os resultados de resistência de união dos grupos NTP e Pr + NTP cimentados com Rely X U200 e os grupos Pr e NTP + Pr cimentados com Panavia F2.0. O plasma não térmico melhorou a união entre Rely X U200 e Y-TZP e também parece ser resistente à degradação hidrolítrica, enquanto que o Panavia F2.0 apresentou os maiores valores de união quando associado ao primer.

Palavras-chave: Resistência ao Cisalhamento. Cimentos Resinosos. Plasma de Pressão Atmosférica Não-Térmica.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Matos AO, Vechiato-Filho AJ, Landers R, Goiato MC, Rangel EC, Souza GM, et al. Análise Físico-Química e Resistência ao Cisalhamento de Zircônia em Cimentos Resinosos Após Tratamento com Plasma Não-Térmico e/ou Primer. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];19(5):156. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5696

Edição

Seção

Artigos