Efeito da Manipulação do Cimento Resinoso e Método de Inserção na Porosidade do Cimento e Resistência de União de Pino de Fibra de Vidro

Autores

  • G F Bragança Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • N R Silva Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • M P Rodrigues Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • A A Bicalho Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • P B F Soares Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • C J Soares Universidade Federal de Uberlandia, Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p154

Resumo

Avaliar o efeito do método de mistura e inserção no canal radicular na porosidade do cimento e resistência de união (RU) de pino de fibra de vidro (PFV). Cento e vinte dentes unirradiculares foram cortados com 15 mm, obturados e tiveram PFV cimentados com 3 cimentos resinosos autoadesivos (U200, RelyX 2000 sET e PSA, Panavia SA) utilizando 4 métodos de mistura/técnicas de inserção (handmix/lima endodôntica handmix/Seringa Centrix automix/ponta convencional e automix/endo tip). As amostras foram escaneadas por micro-CT e seccionadas em fatias (2 por terços: cervical, médio e apical) que foram submetidos à RU, e o padrão de falha foi classificado. Os dados de RU, volume de cimento e de porosidade foram analisados utilizando ANOVA e teste de Tukey, com significância de 5%. O volume de cimento foi similar independente da mistura ou método de inserção. A porosidade foi menor para automix/endo tip e maior para handmix/lima endodôntica. O uso de seringa Centrix e endo tip reduziu a porosidade no terço apical e aumentou RU quando comparados ao uso de lima. A profundidade do canal reduziu RU para U200 e seT quando associados a handmix/lima endodôntica. U200 e seT associados a automix resultou em maior RU eliminando efeito da região, independentemente do método de inserção. Em geral, U200 mostrou maior RU e PSA o menor. A falha do tipo adesiva entre cimento e dentina foi predominante. A RU e porosidade são influenciadas negativamente pelo método handmix/lima endodôntica. Já o método automix/ endo tip produziu melhores resultados na cimentação de PFV.

Palavras-chave: Manipulação. Inserção. Cimento Resinoso. Resistência de União.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Bragança GF, Silva NR, Rodrigues MP, Bicalho AA, Soares PBF, Soares CJ. Efeito da Manipulação do Cimento Resinoso e Método de Inserção na Porosidade do Cimento e Resistência de União de Pino de Fibra de Vidro. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(5):154. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5694

Edição

Seção

Artigos