Uso do Glutaraldeído como Agente de Ligações Cruzadas em Restaurações Resinosas em Dentina: uma Revisão de Literatura

Autores

  • A C N Bastos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A K R Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A L Lima Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M D B Oliveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • P R P Motoyama Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B C Martins Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • j s Mendonça Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p119

Resumo

O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura para descrever a influência do glutaraldeido (GA) como agente de ligações cruzadas em restaurações em restaurações resinosas em dentina. Revisou-se a literatura no período de 2007 a 2017, nas bases de dados Pubmed, Bireme e Science Direct, no idioma Inglês, com os seguintes descritores: Glutaral, Dentin e Crosslinking Reagents. Chegando-se ao total de 12 artigos, realizou-se uma leitura crítica dos resumos e títulos. Desses, 5 são estudos in vitro, 4 estudos clínicos e 3 são revisões de literatura, foram excluídos artigos que fugiam do objetivo do estudo e revisões de literatura, sendo utilizados 9 artigos para o presente estudo. O GA é um agente biomodificador de origem sintética que forma ligações covalentes entre dois grupos aminas de hidroxilisina, presente na molécula de colágeno, com seus grupos aldeídos a fim de formar composto piridíneo estável. Conferindo uma boa biomecânica a matriz de colágeno desnudo e irá atuar inibindo colagenases, aumentando a durabilidade da interface adesiva. O GA possui um caráter citotóxico e, por isso, deve ser usado de maneira correta e cuidadosa, a fim de se conseguir o melhor resultado possível no sistema de adesão. O GA é capaz de promover um satisfatório aumento na resistência da união do material restaurador com a dentina. Em ação conjunta com outras substâncias – por exemplo, a HEMA – o GA cria uma barreira em áreas mais profundas dos túbulos dentinários, abaixo da zona de fibras colágenas expostas, ratificando, assim, a eficácia desse agente biomodificador.

Palavras-chave: Glutaral. Dentin. Crosslinking Reagents.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Bastos ACN, Mendonça AKR, Lima AL, Oliveira MDB, Silva JC, Motoyama PRP, et al. Uso do Glutaraldeído como Agente de Ligações Cruzadas em Restaurações Resinosas em Dentina: uma Revisão de Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];19(5):119. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5687

Edição

Seção

Artigos