Efeito da Fotoativação de Materiais de Proteção Pulpar e Resina Composta na Deformação Dentinária e Mudanças de Temperatura na Câmara Pulpar

Autores

  • A B F Alice Ferreira Vilela Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • C J Soares Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • M S Ferreira Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • A A Bicalho Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • M P Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • S S L Braga Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.
  • A Versluis Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Odontologia, CPBio - Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p105

Resumo

Analisar o efeito da fotoativação de materiais de proteção pulpar e da resina composta na deformação, temperatura pulpar e na integridade da interface de teto da câmara pulpar/materiais de proteção em molares com cavidades MOD com 1,0mm dentina   na parede pulpar. Quatro materiais de proteção: adesivo auto-condicionante CLE, Clearfil SE Bond (Kuraray) 2 hidróxidos de cálcio fotoativados: BIO, Biocal (Biodinâmica); ULT, Ultrablend plus (Ultradent) e cimento de ionômero de vidro modificado por resina composta VIT, Vitrebond (3M-ESPE). As cavidades foram restauradas com resina composta (Filtek Z350 XT, 3M-Espe) (n10). Termopares e extensômetros foram utilizados para detectar mudanças de temperatura, deformação durante a fotoativação.  A deformação dentinária (µS) durante a fotoativação de CLE foi maior que os outros materiais de proteção pulpar (P <0.001).     Na fotoativação da resina, a deformação aumentou para ULT, VIT e CLE e diminuiu significativamente para BIO. A temperatura na câmara pulpar aumentou cerca de 3,5ºC após a fotoativação dos materiais protetores e 2,1ºC na resina composta. O micro-CT mostrou perfeita integridade da interface após a restauração para CLE, VIT e ULT, no entanto, foram encontrados gaps entre BIO e o teto da câmara pulpar em todas as amostras. A fotoativação dos materiais protetores resultou em deformação da dentina pulpar e aumento da temperatura. A contração da restauração em resina causou descolamento do Biocal.

Palavras-chave: Fotoativação. Temperatura Pulpar. Deformação Dentinária.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Vilela ABFAF, Soares CJ, Ferreira MS, Bicalho AA, Rodrigues MP, Braga SSL, et al. Efeito da Fotoativação de Materiais de Proteção Pulpar e Resina Composta na Deformação Dentinária e Mudanças de Temperatura na Câmara Pulpar. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];19(5):105. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5685

Edição

Seção

Artigos