Avaliação da Adesão, Sorção de Água e Solubilidade de Resinas Compostas Autoadesivas Experimentais para Capeamento Pulpar Direto

Autores

  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • A E C Ferreira-Júnior Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • P G B Silva Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • A P N Nunes Alves Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • M R L Mota Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • E V Carvalho Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • P B A Fechine Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p102

Resumo

O objetivo foi analisar resinas compostas experimentais para capeamento pulpar direto em propriedades físico-químicas selecionadas, comparando com hidróxido de cálcio fotopolimerizável e MTA. Duas resinas compostas capeadoras foram preparadas, uma sem adição de partículas bioativas (controle) e a outra com 30% em peso (experimental) de nanopartículas de hidroxiapatita adsorvidas com sinvastatina (10%), com glutationa (10%) e de beta fosfato tricálcio (10%). Foram utilizados 36 terceiros molares hígidos extraídos, onde foi realizado preparo cavitário na região coronária até atingir a câmara pulpar para posterior restauração com um dos materiais. Os espécimes foram cortados em fatias (1mm) e essas foram submetidas ao teste de resistência de união ao push-out. Espécimes em forma de disco (n8) foram preparados e avaliados (ISO4049) quanto a sorção e solubilidade. A análise estatística  foi feita com ANOVA e teste de Tukey (a5%). Os resultados de resistência de união mostraram que o MTA e o hidróxido de cálcio apresentaram pior adesão do que as resinas, e os maiores valores foram obtidos com a resina experimental (p<0,05). Maior sorção de água foi observada com o hidróxido de cálcio e os demais materiais não apresentaram diferenças estatísticas. O hidróxido de cálcio obteve maior solubilidade que a resina controle e a experimental (p<0,05). Em conclusão, a resina experimental com partículas bioativas promove maior adesão à dentina e menor sorção e solubilidade que hidróxido de cálcio e MTA, esses materiais que são tradicionalmente usados para capeamento pulpar.

Palavras-chave: Dental Pulp Capping. Simvastatin Calcium Hydroxide.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Silva JC, Ferreira-Júnior AEC, Silva PGB, Nunes Alves APN, Mota MRL, Carvalho EV, Fechine PBA, Feitosa VP. Avaliação da Adesão, Sorção de Água e Solubilidade de Resinas Compostas Autoadesivas Experimentais para Capeamento Pulpar Direto. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):102. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5680

Edição

Seção

Artigos