Estratégias para Melhorar a Durabilidade da Interface Adesiva: uma Revisão da Literatura

Autores

  • F R P Santos Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • A O Freitas Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V Nascimento Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M V Oliveira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • B A Aguiar Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • L M A Frota Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • T A D Mendes Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • J C Silva Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia. CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p116

Resumo

A integridade da interface adesivo-dentina constitui-se um desafio para a odontologia restauradora, sendo necessário o uso de estratégias que aumentem a longevidade das restaurações. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura com artigos que abordassem estratégias para melhorar a durabilidade da interface adesiva e avaliar seus respectivos resultados. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Bireme e Scopus, entre 2007 e 2017, utilizando os descritores combinados dentin, collagen e longevity, considerando artigos em inglês e em português. Foram obtidos 60 artigos, sendo 45 in vitro, 10 revisões de literatura   e 5 revisões sistemáticas, desses 34 estavam repetidos e foram excluídos. Através de uma leitura crítica de títulos e resumos,  foram selecionados 18, relevantes ao tema. Artigos de revisão de literatura e que não se adequavam ao objetivo do trabalho foram excluídos. Os achados apontam desde técnicas aplicadas pelo operador no procedimento clínico aos novos agentes condicionantes, materiais incorporados aos sistemas adesivos ou utilizados como pré-tratamentos às restaurações. São relatados principalmente    os testes envolvendo inibidores de metaloproteinases de matriz, remineralização biomimética, adesão através da técnica úmida etanólica, o uso de substâncias que formam ligações cruzadas entre o colágeno dentinário e/ou com propriedades anticolagenolíticas. As pesquisas têm se mostrado promissoras, entretanto, são necessários mais estudos que comprovem a efetividade e viabilidade clínica de tais estratégias.

Palavras-chave: Dentin. Collagen. Longevity.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Santos FRP, Freitas AO, Nascimento MV, Oliveira MV, Aguiar BA, Frota LMA, Mendes TAD, Feitosa VP, Silva JC. Estratégias para Melhorar a Durabilidade da Interface Adesiva: uma Revisão da Literatura. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):116. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5676

Edição

Seção

Artigos