Rugosidade e Resistência de União de Materiais Cerâmicos Utilizando Primer Ácido

Autores

  • M B P Moreno Universidade Estadaual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • F Murillo-Gómes Universidade Estadaual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • F Murillo-Gómes Universidade Estadaual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • R G Palma-Dibb Universidade Estadaual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • M De Goes Universidade Estadaual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil. Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p98

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a topografia de superfície, rugosidade e resistência de união produzidos por ácido fluorídrico ou primer ácido em materiais cerâmicos. Foram utilizadas cerâmicas reforçada por leucita (IPS Empress CAD), à base de dissilicato de lítio (IPS emax CAD) e feldspática infiltrada por polímero (Vita Enamic). Quinze amostras de cada material (2.0±0.1mm diâmetro x 0.5±0.05mm espessura) foram divididas em 3 subgrupos (n5): 1.sem condicionamento (C), 2.condicionamento com ácido fluorídrico 5% por 20s para dissilicato de lítio ou 60s para leucita e Enamic (AF) e, 3.Monobond Etch and Prime por 60s (MBEP). A rugosidade de superfície foi medida com um microscópio confocal (X216) e analisadas em MEV. Para resistência de união, 30 palitos (2×2×4±0.1mm) de cada cerâmica foram divididos em 3 subgrupos (n10): 1.(C) 2.Ácido fluorídrico 5% + silano (Monobond Plus) (AFS) 3.MBEP. Blocos de resina foram cimentados aos blocos tratados utilizando cimento resinoso. Os conjuntos cerâmica-resina foram armazenados por 24h em 100% de UR a 37oC antes do teste de tração. Foi usado ANOVA 1 fator, seguido pelo teste de Tukey (a0,05). Padrões de fratura foram analisados em MEV. O condicionamento com AF produziu alteração significativa na rugosidade apenas para o Enamic, mas não diferiu estatisticamente do MBEP. O fator condicionamento foi estatisticamente significativo para RU em todos materiais (p<0,05), mas não houve diferença entre AFS e MBEP. O AFS e MBEP mostraram comportamento similares no tratamento das superfícies cerâmicas e na resistência de União.

Palavras-chave: Materiais Dentários. Cerâmica. Ácido Fluorídrico.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Moreno MBP, Murillo-Gómes F, Murillo-Gómes F, Palma-Dibb RG, De Goes M. Rugosidade e Resistência de União de Materiais Cerâmicos Utilizando Primer Ácido. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):98. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5669

Edição

Seção

Artigos