Influência de Dentifrícios Dessensibilizantes na Molhabilidade da Dentina Erodida

Autores

  • R Castelo Universidade de São Paulo, Departamento de Materiais Dentários e Prótese; e Departamento de Química e Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • M M Arnez Universidade de São Paulo, Departamento de Materiais Dentários e Prótese; e Departamento de Química e Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • A P Ramos Universidade de São Paulo, Departamento de Materiais Dentários e Prótese; e Departamento de Química e Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • S A M Corona Universidade de São Paulo, Departamento de Materiais Dentários e Prótese; e Departamento de Química e Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.
  • A B C E B Catirse Universidade de São Paulo, Departamento de Materiais Dentários e Prótese; e Departamento de Química e Departamento de Odontologia Restauradora. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p97

Resumo

fragmentos de dentina bovina (7mm X 7mm) foram planificados, polidos e imersos em 10mL de ácido cítrico (pH 3,2) durante 2 horas e divididos aleatoriamente de acordo com o dentifrício (DD) utilizado: Colgate Total 12 (controle), Colgate Sensitive Pró- Alívio, Sensodyne Repair & Protect e Sensodyne Rápido Alívio e submetidos a escovação (TE) por 7 e 21 dias. Os espécimes foram submetidos a ciclos de escovação mecânica de 3 e 9 minutos, equivalente a 7 e 21 dias de escovação, respectivamente. Os espécimes foram condicionados com ácido fosfórico 37% por 15 segundos. Uma gota do sistema adesivo Single Bond Universal (3M) foi depositada sobre os espécimes e o ângulo de contato entre a superfície da dentina e o adesivo foi medido por meio de um Goniômetro. Doze espécimes (n 3) foram escovados nas mesmas condições experimentais por 21 dias e a topografia da dentina   foi observada no Microscópio Confocal a Laser. Os dados foram submetidos à ANOVA 2 fatores (p>0,05). TE, isoladamente, foi estatisticamente significante (p<0,05) na molhabilidade da dentina erodida aos 21 dias (31,93±9,0). DD isoladamente e a interação DDxTE não apresentaram diferença estatística significante (p≤0,05). A microscopia indicou alterações topográficas em todos os grupos. Os dentifrícios dessensibilizantes não interferem na molhabilidade da dentina após 7 e 21 dias de escovação e todos os espécimes apresentaram túbulos dentinários abertos após o condicionamento ácido.

Palavras-chave: Molhabilidade. Dentifrícios. Hipersensibilidade da Dentina.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Castelo R, Arnez MM, Ramos AP, Corona SAM, Catirse ABCEB. Influência de Dentifrícios Dessensibilizantes na Molhabilidade da Dentina Erodida. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 24º de abril de 2024];19(5):97. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5668

Edição

Seção

Artigos