Desenvolvimento e Avaliação de um Novo Adesivo Odontológico para Remineralização Biomimética de Interfaces Adesivas

Autores

  • M E M Moura Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • D M De Paula Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • M V Lemos Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • S Sauro Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • R S Sousa Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • A L Mota Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • L K Rodrigues Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.
  • V P Feitosa Universidade Federal do Ceará, Departamento de Odontologia Restauradora, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil. Universidade Cardenal Herrera, Departamento de Biomateriais e Odontologia Minimamente Invasiva. Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p94

Resumo

O objetivo foi avaliar os efeitos de adesivos autocondicionantes experimentais (AAE) com partículas bioativas e com um novo análogo biomimético EDTF (etilenodiamino tetrametileno-fosfonato) na degradação da interface e remineralização de dentina hígida e afetada por cárie. Os AAEs foram preparados com mistura prévia com fosfato de cálcio mono-hidratado e þ-TCP no bond, e primers contendo os análogos biomiméticos divididos em 6 grupos: sistema sem análogos e sem partículas (controle negativo, CN), primer com trimetafosfato (TMP) e ácido poliacrílico (APA) (controle positivo, CP), EDTF/TMP, EDTF/APA, EDTF sozinho e grupo com fosfatos no bond e sem análogos no primer. Eles foram aplicados em dentina afetada por cárie (DAC) e em dentina hígida de molares humanos extraídos. Após períodos de 24h/6 meses de armazenamento em água, foram avaliados por teste de microtração (µTBS), nanoinfiltração e espectroscopia Micro-Raman (EMR). Os dados foram analisados por ANOVA dois fatores e Teste de Tukey (a5%). Houve aumento (p<0,05) na µTBS em dentina hígida após 6 meses com EDTF/TMP e declínio com EDTF/ APA. Em DAC, houve queda nos grupos CN, EDTF/TMP e EDTF/APA (p<0,05). A nanoinfiltração em DAC de CN e EDTF/APA revelou fendas, degradação de dentina e adesivo. Na EMR observou-se mineralização nos grupos CP, EDTF, EDTF/TMP e somente partículas, sem mineralização em CN e EDTF/APA. Conclui-se que adesão e remineralização da dentina foram obtidas com o uso dos análogos tradicionais (TMP/APA) ou com EDTF sozinho, demonstrando sua efetividade como novo análogo biomimético.

Palavras-chave: Materiais Biomiméticos. Sistemas Adesivos. Fosfatos de Cálcio.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Moura MEM, De Paula DM, Lemos MV, Sauro S, Sousa RS, Mota AL, et al. Desenvolvimento e Avaliação de um Novo Adesivo Odontológico para Remineralização Biomimética de Interfaces Adesivas. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];19(5):94. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5664

Edição

Seção

Artigos