Glicerol-Dimetacrilato como Monômero Hidrófilo Alternativo para Substituição do HEMA em Adesivos Simplificados

Autores

  • F A N Nobre Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V G Araújo Neto Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • D M De Paula Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • M M Moreira Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.
  • V Feitosa Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p66

Resumo

O objetivo deste trabalho in vitro foi avaliar as propriedades físico-químicas e adesão de adesivos experimentais simplificados autocondicionantes (AC) e convencionais (CON) contendo concentração padrão (20%) de hidroxi-etil-metacrilato (HEMA) ou glicerol-dimetacrilato (GDMA). Foram formulados quatro adesivos experimentais, sendo dois AC-HEMA, AC-GDMA, CON- HEMA e CON-GDMA. Empregou-se 24 terceiros molares extraídos (n6) restaurados com os diferentes adesivos e cortados em palitos de resina-dentina (1 mm2) para avaliar a resistência de união à microtração. A µTBS foi testada após 24h ou 6 meses de armazenagem dos palitos em água destilada. Sorção e solubilidade foram testados de acordo com a ISO 4049. O grau de conversão foi analisado por espectroscopia Raman através da relação entre as vibrações das duplas ligações carbono-carbono aromática/alifática nas frequências 1635/1608 cm-1. A análise estatística foi feita com ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). Os resultados demonstraram que a substituição do HEMA por GDMA diminuiu a solubilidade e aumenta o grau de conversão do adesivo convencional. Já na resistência de união, o somente o GDMA proporcionou estabilidade da união para o adesivo autocondicionante. Todos os outros adesivos obtiveram redução estatística da resistência de união. Em conclusão, em geral o GDMA demonstrou ser um monômero dimetacrilato hidrofílico capaz de melhorar a durabilidade da união e as propriedades físico-químicas de adesivos simplificados em relação ao HEMA.

Palavras-chave: Adesivos Dentinários. Dentina. Espectroscopia Raman.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Nobre FAN, Araújo Neto VG, De Paula DM, Moreira MM, Feitosa V. Glicerol-Dimetacrilato como Monômero Hidrófilo Alternativo para Substituição do HEMA em Adesivos Simplificados. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(5):66. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5632

Edição

Seção

Artigos