Avaliação in vivo da Rugosidade do Esmalte após Remoção de Braquetes Colados com Diferentes Materiais Cimentantes

Autores

  • A F Ferreira Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • R V Caixeta Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • S B Berger Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • É M Faria-Júnior Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • E F Contreras Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • M B Lopes Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • A Gonini-Júnior Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.
  • R D Guiraldo Unopar, Laboratório de Dentistica e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p56

Resumo

O objetivo foi avaliar a rugosidade superficial do esmalte dentário utilizando rugosímetro antes e após polimento com diferentes materiais cimentantes. Quinze pacientes ortodônticos foram selecionados para o estudo e réplicas dos dentes 11 e 21 foram confeccionadas com resina epóxica. Nos dentes de um lado da boca foram colados braquetes com resina composta (Transbond XT [T] n 15). Dentes do outro lado foram colados com cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Vitremer [V] n 15). Todos os dentes foram acabados e polidos com discos de óxido de alumínio (Sof-Lex). Na conclusão do tratamento ortodôntico, os braquetes foram removidos e réplicas dentárias após o polimento dos dentes foram obtidas. Três mensurações de rugosidade superficial foram efetuadas, e uma média para cada réplica dental foi calculada. Os dados foram avaliados estatisticamente rugosidade pela análise- medidas repetidas de variância. Após a remoção dos cimentos com os discos de óxido de alumínio, nos dois grupos estudados   com diferentes materiais cimentantes, observou-se que a rugosidade média da superfície do esmalte (T – 0,245 V – 0,248) foi significativamente menor quando comparado com a rugosidade superficial do esmalte antes do início do tratamento (T – 0,370  V – 0,372) não houve diferença estatística entre os materiais cimentantes. O sistema de polimento de disco de óxido de alumínio proporcionou menor rugosidade superficial do esmalte comparado à rugosidade antes do início do tratamento, independentemente do material cimentante utilizado.

Palavras-chave: Esmalte Dentário. Polimento Dentário. Descolagem Dentária.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Ferreira AF, Caixeta RV, Berger SB, Faria-Júnior É M, Contreras EF, Lopes MB, et al. Avaliação in vivo da Rugosidade do Esmalte após Remoção de Braquetes Colados com Diferentes Materiais Cimentantes. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 23º de abril de 2024];19(5):56. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5621

Edição

Seção

Artigos