Análise dos Fotopolimerizadores Utilizados nas Clínicas de Graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE)

Autores

  • T J T Silva Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. SP, Brasil.
  • O F F Brito Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. SP, Brasil.
  • M J B Godoy Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. SP, Brasil.
  • I L M Oliveira Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. SP, Brasil.
  • G Q M Monteiro Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p53

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a capacidade de polimerização dos aparelhos fotopolimerizadores através da avaliação da intensidade, potência, espectro de emissão, dose e distribuição do feixe luz dos aparelhos utilizados por alunos de graduação  nas clínicas de atendimento da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE). Três marcas comerciais de aparelhos fotopolimerizadores foram analisados: Kondentech CL-K50 (n3) Gnatus Optilight Max (n12) Schuster Emitter A (n4) coletados das clínicas de graduação da FOP. Os aparelhos foram avaliados nas diferentes variáveis: espectro de emissão (RedTide USB650, OceanOptics, Florida, USA Spectrasuite 2008, OceanOptics, Florida, USA) potencia (mW) (Thorlabs S130C, Nova Jersey, USA) intensidade luminosa (mW/cm²) dose de luz (J/cm²) e distribuição do feixe de luz (MATLAB R2013a, MathWorks, Massachusetts, USA). Foi constatado que 36,84% dos aparelhos tiveram seu pico de intensidade fora do espectro de absorção da canforoquinona (450 a 490nm), 31,58% apresentaram uma intensidade abaixo do mínimo (400mW/cm²) necessário para polimerização, 31,58% não alcançam a dose de luz mínima (16J/cm²) necessária para polimerização em 40s e 78,95% apresentam distribuição de emissão disforme, por ponteiras sujas ou quebradas. É necessário estabelecer um protocolo educacional sobre as normas de uso e conservação dos aparelhos para os alunos, além de programar um sistema de manutenção periódica e adequada aos aparelhos.

Palavras-chave: Polimerização. Fotoiniciadores Dentários. Luzes de Cura Dentária.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Silva TJT, Brito OFF, Godoy MJB, Oliveira ILM, Monteiro GQM. Análise dos Fotopolimerizadores Utilizados nas Clínicas de Graduação da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE). J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];19(5):53. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5618

Edição

Seção

Artigos