Análise Elementar e da Molhabilidade de Filmes Finos de Hexametildisiloxano Depositados por Plasma em Materiais Restauradores Indiretos

Autores

  • I S Medeiros Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de São Paulo Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. SP, Brasil. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Laboratório de Plasmas Tecnológicos, Campus Experimental de Sorocaba. SP, Brasil.
  • M C Reis Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de São Paulo Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. SP, Brasil. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Laboratório de Plasmas Tecnológicos, Campus Experimental de Sorocaba. SP, Brasil.
  • E C Rangel Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de São Paulo Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. SP, Brasil. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Laboratório de Plasmas Tecnológicos, Campus Experimental de Sorocaba. SP, Brasil.
  • N C Cruz Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de São Paulo Departamento de Biomateriais e Biologia Oral. SP, Brasil. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Laboratório de Plasmas Tecnológicos, Campus Experimental de Sorocaba. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p48

Resumo

Uma porcelana (VM9, VITA, Zahnfabrik) e dois compósitos, (Enamic Lava Ultimate <3M ESPE, Seefeld>), foram usados. Os filmes foram obtidos a partir de: PAr PO2 (polimerização a plasma com Argônio e Oxigênio, respectivamente) e PIDP (técnica hibrida de implantação iônica e polimerização a plasma). A morfologia foi estudada por microscopia eletrônica de varredura e a análise química por espectroscopia por energia dispersiva (EDS) e por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). A molhabilidade e a rugosidade (Ra) foram determinadas através do método da gota séssil e perfilometria por contato, respectivamente. Os resultados foram analisados com ANOVA com o teste de Tukey (a<0,05). A análise morfológica demonstrou que os filmes finos revestiram os materiais uniformemente. Detectou-se a presença de estruturas granulares por toda a superfície, que variou em tamanho e quantidade para cada filme. EDS e XPS demonstraram a presença principal dos elementos químicos carbono, oxigênio  e silício. Foram obtidos filmes hidrofóbicos (PAr e PO2) e hidrofílicos (PIDP) (p<0,001). Para Ra, houve diferença pontualmente na rugosidade de alguns filmes (p<0,001) e os valores mantiveram-se abaixo de 2µm. Conclui-se que a morfologia e composição química foi filme-dependente, houve produção de superfícies hidrofílica (PIDP) e hidrofóbicas (PAr e PO2) e rugosidade permaneceu inferior a 2μm.

Palavras-chave: Gases em Plasma. Propriedades de Superfície. Materiais Dentários.

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

1.
Medeiros IS, Reis MC, Rangel EC, Cruz NC. Análise Elementar e da Molhabilidade de Filmes Finos de Hexametildisiloxano Depositados por Plasma em Materiais Restauradores Indiretos. J. Health Sci. [Internet]. 23º de fevereiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(5):48. Disponível em: https://journalhealthscience.pgsscogna.com.br/JHealthSci/article/view/5613

Edição

Seção

Artigos